UNIP

Como acessar

Links Relacionados

Eventos e Notícias

Saúde na Estrada

No dia 21 de março de 2018 os alunos dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Nutrição participaram do Evento Saúde na Estrada, Promovido pela Ipiranga.

O Projeto tem como objetivo principal levar saúde, informação e prevenção àquele que passa grande parte da vida atrás de um volante e não tem tempo para se cuidar: O Caminhoneiro.

Os alunos acompanhados dos Professores Michel Mocellin - Coordenador do curso de Nutrição, Eliara Ten C. Martins - Professora de Fisioterapia e da Enfermeira Pâmela realizaram diversos atendimentos e orientações de saúde. Em média foram realizados 300 atendimentos durante todo o dia.

O Evento aconteceu em Imbituba com apoio da PRF.

Fotos Relacionadas

Programa Multa Solidária 2017/2

O programa Multa Solidária, promovidos pela biblioteca do IES e da FASC, escolheu a Creche Renascer e o Conselho Tutelar – Distrito de Barreiros, como entidades para receber os donativos arrecadados nessa campanha.

Em Dezembro de 2017, foi realizada a entrega dos brinquedos ao secretário Ervander,  representante da Creche Renascer, que é filantrópica e conta com doações e parceria com a  prefeitura de São José e atende em torno de 80 crianças.

A Coordenadora do Conselho Tutelar Ana Lúcia Teixeira, também esteve presente para retiradas dos brinquedos.

No total forem entregues 457 brinquedos e mais alimentos não perecíveis.

Endereço das Entidades beneficiadas:
Creche Renascer
Local: Rua Gaivota 335, Jardim Zanelato 
São José - Santa Catarina - Brasil Cep 88115505
Telefone: 048 – 32581003

Conselho Tutelar- Distrito de Barreiros
Rua Coronel Américo, n° 25 Barreiros 
Coordenadora Ana Lúcia Teixeira.
Telefone:9-8428- 5369

Fotos Relacionadas

Sessão Solene - Professor Fernando

Nesse dia 30 de Novembro de 2017, ocorreu a Sessão Solene de posse de nosso Professor Fernando Luz da Gama Lobo D’eça no cargo de Juiz efetivo do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina.

O IES e a FASC estiveram presentes para prestigiar o professor nesse momento tão importante. E representando a instituição, compareceram a Diretora Alessandra Schuelter de Moraes,  a Coordenadora Pedagógica Janaina Perez, o Coordenador do Curso de Direito Prof. Daniel Krause e nossa também professora do curso de Direito Aline Camargo.

Parabéns ao Professor Fernando, por essa conquista!

Fotos Relacionadas

Homenagem da Assembleia Legislativa de Santa Catarina

A Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina prestou homenagem ao IES e a FASC, pela atuação, compromisso social e empenho em bem educar, contribuindo como ensino e ajuda na construção de uma sociedade melhor.

No dia 23 de Novembro de 2017, estiveram na Assembleia representando a instituição para o recebimento desta homenagem a Coordenadora Pedagógica Janaína Perez, o coordenador do curso de Ciências Contábeis Prof. Luiz Ricardo Espindola e o coordenador do Curso de Direito Prof. Daniel Krause.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre DST

No dia 11 de Novembro de 2017, foi realizada na biblioteca da Unidade Campinas,  palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis – DST, com a  Palestrante Enfª Lilian Barbosa Santos da Rocha.

Fotos Relacionadas

Caminhada contra o AVC

Os alunos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Fisioterapia do IES e da FASC, fizeram no dia 29 de Outubro de 2017 na Beira Mar Norte a caminhada contra o AVC, acompanhados pelos professores Caroline Martins e André Rocha.

Fotos Relacionadas

Palestra - Direito Empresarial: a importância da recuperação judicial e falências das empresas

No dia 16 de Outubro de 2017, os alunos do 1º e 2º período do Curso de Direito Matutino, assistiram palestra com o tema: “Direito Empresarial: a importância da recuperação judicial e falências das empresas”.

A palestra foi ministrada pela Dra. Mara Denise Poffo Wilhelm.

Fotos Relacionadas

VII SECMASC – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem em SC

No dia 29 de Setembro de 2017, no auditório da ACIF em Brusque, foi realizado o VII SECMASC – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem em SC - o Prof. Ricardo Espindola tratou do assunto “Métodos de resolução de Conflitos”, representando naquela ocasião o Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e a Faculdade de Santa Catarina – FASC, bem como Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Fotos Relacionadas

Semana da SIPAT na Leroy Merlin

Nos dias 27 e 29 de Setembro de Setembro de 2017, o IES e a FASC, estiveram na empresa Leroy Merlin localizada no bairro Picadas do Sul no Município de São José, para participarem junto com os funcionários da Semana da SIPAT.

No dia 27 de setembro, no período vespertino, os acadêmicos da 7ª Fase do curso de Enfermagem,  realizaram uma palestra sobre Doença Sexualmente Transmissível (DSTs) com Ênfase em Sífilis. Os acadêmicos montaram algumas dinâmicas com os funcionários, como: Quiz (jogo de perguntas),entregas de preservativos, simulação da colocação dos preservativos masculino e feminino. Também foi montado stand para atendimento dos funcionários e clientes, com distribuição de material informativo, preservativos e também avaliação de pressão arterial.

Já no dia 29 de setembro foi vez da professora Caroline Bandeira, do Curso de Nutrição, realizar para os funcionários uma palestra sobre alimentação Saudável.
A semana foi muito produtiva e animada.

Nossos agradecimentos aos colaboradores da Leroy Merlin, aos nossos professores, alunos e funcionários que trabalharam para que ocorresse tudo da melhor forma.

Fotos Relacionadas

Turma de Enfermagem - Visita ao Coren/SC

Objetivando dar concretude a profissão de Enfermagem, no dia 20 de setembro de 2017, pela manhã, a primeira e segunda fase de Enfermagem, período matutino, realizou uma visita ao Conselho Regional de Enfermagem- Coren/SC. A visita foi programada pela Coordenação de Enfermagem Prof. Tania Rebello e as professoras da disciplina de Ética e Exercício Profissional Eliani Costa Bernardes e Helen Schmitt.

No Coren/SC os alunos foram recepcionados por  Eliane Nunes e Karla Basan responsáveis pelo Departamento de Registro e Cadastro e de Fiscalização e Ética. Os alunos conheceram a instituição e sua missão, e participaram de uma palestra sobre ética na profissão com reflexão sobre casos vivenciados na atualidade.

Após conhecerem as instalações do Coren/SC, cada aluno recebeu um exemplar da Série cadernos de Enfermagem com a Legislação Comentada sobre a Lei do Exercício Profissional e Código de Ética
Fotos Relacionadas

Palestra Normas ABNT

No dia 16 de Setembro de 2017 foi realizada, no auditório da Unidade de Barreiros, palestra das normas da ABNT. A palestra foi oferecida aos acadêmicos de todos os cursos da instituição assim como a comunidade em geral, com o objetivo de ensiná-los e instruí-los na utilização das normas.  O Evento foi organizado pelas bibliotecárias Lais Oselame Nobrega e Sabrina Francisca Vieira que também ministraram a palestra.


Palestra sobre as normas da biblioteca

As bibliotecárias do IES e FASC apresentaram as normas da biblioteca aos novos alunos.

O projeto teve como objetivo familiarizar os alunos entrantes sobre as normas de utilização da biblioteca bem como as regras para empréstimos de livros.

Os calouros de todos os cursos participaram desta ação.

Fotos Relacionadas

Intervalo Cultural

Foi realizado no mês de setembro de 2017 em parceria com a empresa Pódium formaturas o intervalo cultural o qual tem por objetivo propor um momento de descontração e interação no horário do intervalo. 

A atividade contou com a participação da banda Fórum que animou evento.

O evento foi realizado na duas unidades da instituição nos períodos matutino e noturno.

Fotos Relacionadas

Encontro de Grupo da Terceira Idade

No dia 29 de Agosto de 2017, os acadêmicos de Enfermagem da 7ª Fase da FASC, juntamente com as supervisoras enfermeiras de estágios, participaram do Grupo da 3ª Idade, localizado na Fazenda Santo Antônio em São José. O encontro do grupo ocorre todas as terças- feiras, sendo coordenado pela Dona Lila, responsável pela organização do Grupo da 3ª Idade.

Os acadêmicos de enfermagem desenvolveram educação em saúde, realizando atividades de prevenção de doenças e promoção à saúde.

Fotos Relacionadas

Visita a Instituição de Acolhimentos de Crianças

Os alunos do 2º período do curso de Direito, estiveram no dia 17 de Setembro 2017, na Instituição de Acolhimento de Crianças. Nesta visita os alunos entregaram  produtos de higiene e alimentação que adquiriram por meio de doações.

Quem tiver interesse em ajudar a Instituição de Acolhimento de Crianças fica na Rua Pedro Bunn nº 637, Bairro Jardim Cidade de Florianópolis – São José/SC.

Fotos Relacionadas

Aula Magna

No dia 28 de agosto de 2017 foi realiza no auditório do Campus 2 a Aula Magna com o tema:"Ciências Criminais em Debate" e o lançamento dos livros "A defesa do direito de defesa" e "Teoria Geral do crime".
Estavam presentes Juliano Keller do Valle e Marcelo Cesar Bauer Pertille, palestrante e autores dos livros lançados na data.
Os alunos do curso de Direito do IES e FASC tiveram a oportunidade de participar do lançamento dos livros e palestra seguida de seminário e mesa de debates.

Fotos Relacionadas

Mesa redonda com alunos do Colégio Antônio Peixoto

Em comemoração ao dia do trabalhador, nossos professores, participaram de uma mesa redonda com os alunos do Ensino Médio do Colégio Antônio Peixoto. O debate girou em torno das diversas áreas de graduação e o mercado de trabalho nos dias de hoje.

Fotos Relacionadas

2º Fórum de Debate sobre Violência Urbana

Os alunos, egressos e docentes do curso de Direito participaram no dia 06 de maio de 2017, do 2º Fórum de Debate sobre Violência Urbana, realizado na comunidade da Procasa.

O Fórum foi promovido e apoiado pela faculdade, capitaneado pelo professor Marcos Rufino “Caneta”, e tratou sobre temas latentes como Racismo, homofobia, intolerância religiosa, violência contra mulheres e crianças, políticas públicas e direitos difusos. Somente com diálogos e debates construiremos uma sociedade com responsabilidade social.

Fotos Relacionadas

Programa Multa Solidária 2017/1

O Programa Multa Solidária promovida pela Biblioteca do IES e FASC, distribui, neste semestre, alimentos e produtos de Higiene, aos idosos do “Lar dos Velhinhos de Zulma”.

A entrega dos produtos arrecadados com a campanha,  foi realizada no local no dia 02 de maio de 2017 pelas nossas bibliotecárias Sabrina e Lais.

Entidade beneficiada:
Lar dos Velhinhos de Zulma.
Avenida Governador Irineu Bornhausen, 119 Campinas
São José - Santa Catarina - Brasil. Cep 88101-300
Tel.: 048 3241-0981
E-mail: contato@lardezulma.org.br

Fotos Relacionadas

Páscoa Solidária

No dia 12 de abril de 2017 foi realizada pelos Alunos da 6° e 7° fase do curso de Administração a entrega da primeira parte dos ovos arrecadados na campanha de Páscoa.
As Crianças do CEI Vida Nova, foram as escolhidas esse ano, e tiveram um momento descontraído com os alunos que foram acompanhados pela Profª. Fernanda Campos.

A segunda parte da entrega foi realizada no dia 13 de abril de 2017, no Centro Comunitário Santos Dumont.

As fotos transparecem a alegria e a emoção de se fazer o bem.

Obrigada Professor Fabricio, Ricardo e Marcos “Caneta” por representarem a instituição na entrega dos Ovos.

Agradecemos a todos pelas doações e comprometimento em mais um momento Social da Instituição. Acreditamos que o retorno na formação pessoal e Profissional passa também pela transformação da Sociedade. Momentos como esses podem marcar a vida das crianças fazendo com que elas se transformem em pessoas do bem.

Fotos Relacionadas

Palestra da Semana Internacional da Mulher

No dia 11 de março de 2017, a Professora Cláudia Niching proferiu uma palestra com o tema: "Entre igualdades e diferenças: o direito das mulheres, suas transformações e permanências", em comemoração ao Dia internacional da Mulher.

Os alunos participaram bastante, fizeram muitas perguntas e por fim a professora Cláudia sorteou alguns livros de sua autoria.

Agradecemos a disponibilidade e contribuição da Professora Cláudia assim como a participação de todos os acadêmicos e da colaboração da nossa equipe da biblioteca, em especial as bliotecárias Lais e Sabrina que se esforçaram para o sucesso deste projeto.

Fotos Relacionadas

Homenagem ao Professor André Luiz Dacol

A Faculdade de Santa Catarina - FASC tem a honra de homenagear e parabenizar o Ilustre Professor do Curso de Direito André Luiz Dacol, nomeado no dia 17 de fevereiro de 2017 ao cargo de Desembargador do Egrégio Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, preenchendo a vaga destinada ao quinto constitucional, oriunda da Ordem dos Advogados do Brasil. Em sessão histórica do Pleno do Tribunal de Justiça de Santa Catarina – TJSC, o mesmo, obteve votação unânime dos 63 Desembargadores presentes naquele ato, sendo em seguida nomeado pelo Governador Raimundo Colombo. Dentre as qualidades do Professor André Dacol, destacamos sua ética profissional, dedicação inesgotável em busca da qualidade do ensino e saber jurídico, sem falar de sua qualidade maior que é a persecução de promover a Justiça. Exaltamos ainda, seus adjetivos como amigo leal, fraterno e pai de família exemplar.

Assim, a Faculdade de Santa Catarina - FASC, por meio de todos seus colaboradores, docentes e discentes deseja ao nosso querido André muita luz e sucesso nesse novo desafio assumido.

Homenagem ao Professor André Luiz Dacol


Natal Solidário 2016

IES e FASC - Finalizamos mais uma festa de natal. Esse ano as crianças do 1° ao 5º ano do Colégio Dr. Homero Gomes de Miranda fizeram suas cartinhas, que foram adotadas por nossos alunos,  colaboradores e professores. 

Não temos palavras para descrever a gratidão a cada um que colaborou com este momento. Foram mais de 200 sorrisos, olhares, surpresas, de crianças que talvez não teriam a alegria de serem presenteados. 

Obrigada também a Empresa Podium Formaturas, que nos ajudou doando a Pipoca e algodão doce, ao Nosso Papai Noel, que abrilhantou nosso evento, aos alunos que participaram no período da tarde, e claro, a prof. Amanda Soares por intermediar e mais uma vez abraçar nossa ideia, nosso Muito Obrigado!

Fotos Relacionadas

Multa Solidária 2016/2

O Programa Multa Solidária promovida pela Biblioteca IES e FASC, distribuiu brinquedos e alimentos arrecadados com o programa, no mês de Dezembro de 2016.

Os Brinquedos foram doados  à Creche Vinde à mim as Criancinhas, e os alimentos ao Lar do Velhinhos de Zulma, totalizando 565 brinquedos e 54 unidades de alimentos não perecíveis.

As doações arrecadadas pela Biblioteca, é uma pratica semestral, visando uma alternativa de multa, referente à atrasos  dos livros emprestados.

Fotos Relacionadas

Bem Estar Global

Os alunos dos Cursos de Fisioterapia e Educação Física participaram no último dia 25 de novembro de 2016 do evento: "Bem Estar Global leva prestação de serviços à Florianópolis: Iniciativa da TV Globo em parceria com o SESI, evento promove serviços de saúde e qualidade de vida”.

Os alunos trabalharam, realizando uma avaliação do SESI Saúde Total que se chama: "ÍNDICE DE APTIDÃO FÍSICA DO BEM ESTAR", onde avalia: Relação Altura/Peso, Relação Cintura/Altura, Força Manual, Teste de Sentar e Levantar, Condição Aeróbica (Autodeclarada).

Agradecemos a todos os alunos, professores e funcionários envolvidos na ação.

Fotos Relacionadas

Multa Solidária – 2016.2

O Programa Multa Solidária promovida pela Biblioteca distribuiu brinquedos na Escola Dr. Homero de Miranda Gomes e Casa Lar Emaús – Ação Social Missão.
Essas doações foram em nome da FASC e foi realizada pelas Turmas de Educação Física e Nutrição.

Fotos Relacionadas

Palestra Câncer de Prostáta

Mês de Novembro é de orientação sobre Câncer de Próstata. A professora Kellen esteve na Unidade 2 (Barreiros) no dia 19 de Novembro de 2016, orientando e compartilhando conhecimento com alguns alunos.

Parabéns a todos que buscam orientação.

Fotos Relacionadas

Palestra Câncer de Mama

No dia 22 de Outubro de 2016, aconteceu na Biblioteca do Campus I, palestra sobre o Câncer de Mama, proferida pela Professora Kellen do Curso de Enfermagem.

Fotos Relacionadas

Visita Técnica - Curso de Direito

No dia 20 de abril de 2016, os alunos do curo de Direito da FASC realizaram uma visita Técnica na penitenciária industrial de Joinville.

Fotos Relacionadas

Convenção da Contabilidade no Estado de SC

Houve nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2015 no Centrosul eventos, a 29ª Convenção da contabilidade.

Uma das categorias mais importantes para as empresas, governos e outras instituições, os contadores discutiram a inovação no seu dia a dia e outros temas na 29ª Convenção da Contabilidade do Estado de Santa Catarina, no Centrosul, em Florianópolis nos dias 14,15 e 16 de Outubro. Mais de 1,2 mil profissionais participaram do evento, em que houveram palestras dos presidentes da Federação das Indústrias (Fiesc), Glauco José Côrte; da Federação do Comércio (Fecomércio SC), Bruno Breithaupt; e do ministro do STF, Gilmar Mendes, bem como do Governador do Estado de SC João Raimundo Colombo. O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, do IES e FASC, Prof. Ricardo Espindola, representou as Instituições nesses dias, bem como Prof. Alberto Ribeiro.

Fotos Relacionadas

Alunos do Curso de Direito visitam Sistema Prisional de São Pedro de Alcântara

Os acadêmicos do Curso de Direito, acompanhados do professor Juliano Keller do Vale, no dia 10 de setembro de 2015, efetuaram visita técnica ao Sistema Prisional de São Pedro de Alcântara, onde puderam conhecer os procedimentos e as instalações penais. Visitas como esta, possibilitam aos alunos um conhecimento técnico, atrelando a teoria e a prática de disciplinas como Direito Penal, Processual, Constitucional e Direitos Humanos.

Fotos Relacionadas

Palestra com o Consultor Alexandre Carmo (BMW): "Como Atuam e Contratam as Maiores Empresas Globais"

Foi realizada no dia 17 de agosto de 2015, das 08h20 às 10h00, no campus I, para os alunos(as) da 7ª/8ª fases, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, período matutino, palestra com o engenheiro Alexandre Carmo (BMW), com o tema: "Como Atuam e Contratam as Maiores Empresas Globais"

O palestrante ressaltou pontos importantes, como a necessidade de realizar um bom curso universitário e de aprimorar conhecimentos em sistemas de gestão empresariais, como o SAP R/3, do qual 97% das maiores empresas mundiais já implementaram e requerem que seus futuros talentos possuam, para comporem os quadros de empregados.

O palestrante enfatizou a importância do profissional contábil para a Empresa, e destacou os seguintes assuntos:

  1. Conceito de sistemas ERP
  2. O que é um mapeamento de processos de negócios
  3. A SAP e as melhores práticas de gestão empresarial
  4. Como a economia global reage a estas melhores práticas?
  5. Planejamento estratégico de negócios das multinacionais
  6. BigData com SAP Hana® (agilidade no processamento de informações)
  7. Como e por que a McLaren Mercedes, NBA, Coca-Cola, Walmart dentre outras utilizam SAP?
  8. Por que as melhores empresas precisam de um Business Intelligence (BI)?
  9. O perfil do profissional que atua nas maiores empresas do mundo (dicas para alcançar este perfil)
  10. Como desenvolver networking profissional?
  11. Como aproveitar as melhores oportunidades no mercado de trabalho?
  12. Carreiras SAP e programas regionais de capacitação profissional SAP

Assim, a palestra teve o caráter informativo da necessidade de mão-de-obra qualificada, para atender grandes empresas. O Consultor enfatizou a necessidade de manter uma boa postura de trabalho na contabilidade, comprometimento e empatia com as pessoas.

Fotos Relacionadas

Turmas de Enfermagem visitam o IGP – Instituto Geral de Pericias

Foi realizado uma visita ao Instituto Geral de Pericias para compreender como é realizado a liberação de corpo para a família prestar as homenagens pós morte, quando o corpo necessita ser encaminhado ao IGP, a importância do cuidado ao corpo pós morte e  que a enfermagem também participa deste processo do cuidado até após a morte proporcionando dignidade e respeito ao paciente e sua família.

Foram abordados os aspectos anatômicos de dissecção do corpo, aspectos éticos e legais, contribuindo para que o discente compreenda que a enfermagem faz parte de um sistema muito além do universo hospitalar.

Fotos Relacionadas

Enfermagem Projeto “Saúde da Mulher e Criança”

No período de 25 de março a 20 de Maio de 2015 nas dependências da Faculdade de Santa Catarina, foi realizado um Workshop com atividade teórica e prática seguindo o tema: A Enfermagem e o empoderamento da família para a gestação, parto e puerpério.
O projeto teve como principais objetivos:

  1. Divulgar o curso de graduação em enfermagem da FASC (São José);
  2. Trabalhar a interdisciplinaridade das disciplinas de Saúde da Mulher e da Criança;
  3. Levar o conhecimento acerca do período gravídico-puerperal às famílias gestantes;
  4. Desenvolver com os discentes as habilidades de interação com o público, empatia e o trabalho de educação em saúde;
  5. Inserir os alunos na realidade socioeconômica e de saúde local;
  6. Empoderar as gestantes para uma gravidez saudável, para o parto, cuidados com amamentação e com o recém-nascido embasado nas recomendações do Ministério da saúde e em evidências científicas.

O público alvo foram Gestantes e famílias atendidas pela rede municipal de São José e os Discentes da 5ª, 6ª, 7ª e 8ª fase do Curso de Enfermagem da FASC SJ

Fotos Relacionadas

Programa Contadores em Ação: Como elaborar Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física

Foi realizado nos dias 06 e 07 de abril de 2015, no Calçadão da Felipe Schimidt, frente a Caixa Econômica Federal, com parceria das faculdades IESGF, FASC, representada pelo Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Ricardo Espindola e pelo CRC-SC, SESCON, no horário das 13h00 às 17h00, fazendo atendimento a comunidade da grande Florianópolis na tenda, instalada no local citado acima, em epígrafe, com o tema: PROGRAMA CONTADORES EM AÇÃO: COMO ELABORAR DECLARAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA PESSOA FISICA.

O público alvo foi a Comunidade da Grande Florianópolis e os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e Faculdade de Santa Catarina (FASC).

O objetivo do referido projeto e programa é ensinar a população da Grande Florianópolis a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do Curso de Ciências Contábeis e a comunidade da Grande Florianópolis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física, possibilitando assim, Instituição, docentes, alunos e comunidade, uma integração e oportunizar ao corpo discente a realização de atividades complementares, mediante expedição de certificado para os acadêmicos que participaram, atuando como consultores neste processo. O referido projeto conta com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT), Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina SESCON da Grande Florianópolis. O projeto foi acompanhado docentes contadores da Instituição:

01- Prof. Luiz Ricardo Espindola;

02- Prof. Éderson Carlo Firmino
Este programa terá continuidade de atendimento ao público, em Barreiros, São José/SC.

Fotos Relacionadas

Projeto de Extensão: Visita Lar Casa Santa Maria dos Anjos - alunos da 8ª fase, do Curso de Ciências Contábeis

Foi realizado, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, o projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social: A integração da Instituição com a Comunidade”, realizado no dia 29 de março de 2015, as 14h00, na Casa Santa Maria dos Anjos, na localidade de Caminho Novo, em Palhoça. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, teve o objetivo de repassar alguns donativos recolhidos pelos alunos e comunidade, também alguns produtos de alimentação, elaborando um café solidário aos idosos, como forma de doação da turma, sendo considerado um sucesso por todos.
Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.

Fotos Relacionadas

Um dia no Campus – 2014

No dia 29 de outubro de 2014, nas dependências Faculdade de Santa Catarina- FASC aconteceu a segunda edição do Evento: Um dia no Campus, este evento teve como objetivo proporcionar ao alunos do ensino médio , em especial ao alunos do terceiro ano, maior conhecimento e esclarecimento sobre algumas profissões.

O Evento foi realizado no período matutino, contou com cerca de 300 alunos de escolas da rede pública e particulares da região, estes tiveram  a oportunidade  de vivenciar  e conhecer atividades desenvolvidas em diversas áreas, tais como: Direito, Administração, RH, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação , Redes de Computadores, Fisioterapia, Enfermagem Nutrição etc., e ainda durante a visita degustaram um delicioso lanche e um puderam aproveitar com momentos de descontração com DJ e aulas de zumba, além da máquina de fliperama desenvolvida como trabalho de conclusão de curso dos alunos do curso de ciência da computação, que ficou disponível para os visitantes poderem se divertir.

Aproveitamos para agradecer a todas as escolas e aos alunos que estiveram e professores presentes no evento. Agradecemos também a toda nossa equipe de Coordenadores de cursos, professores, e funcionários que trabalharam para que esse evento mais uma vez tenha sido sucesso!

Fotos Relacionadas

Jornada das Profissões 2014.

No ano de 2014 foi realizado mais uma edição do projeto “Jornada das Profissoes”. A Jornada das Profissões, é um programa desenvolvido e promovido pela empresa Via jovem de SC onde o maior objetivo é promover o encontro de alunos do ensino médio com os palestrantes das mais diversas instituições universitárias da região, onde a FASC teve o privilégio de participar.

Aproveitamos para agradecer as Escolas participantes pelo acolhimento, os organizadores do evento, e em especial a todos os coordenadores, professores e colaboradores da FASC que trabalharam para que este evento tenha sido um sucesso.

Escolas participantes em 2014:

  • Colégio Alpha
  • Colégio Bom Jesus - Coraçao de Jesus
  • Colégio CEB
  • Colégio Cenecista Santa Cruz
  • Colégio Dom Jaime
  • Colégio Paulo Freire
  • Colégio Promissor
  • Colégio Santa Catarina
  • Colégio Soluçao
  • Escola Jovem de Sao José
Fotos Relacionadas

Projeto de Extensão Enfermagem: Doação de Brinquedos e Alimentos pra a Casa dos Hemofílicos

No dia 11 de setembro de 2014, os alunos da primeira e segunda fase do curso de Enfermagem, por iniciativa da aluna Ester Catarina, acompanhados da Professora Janaína Dalmoro, realizaram uma doação de brinquedos, roupas e alimentos para as crianças da casa dos hemofílicos, em Florianópolis, mantida pela Associação dos Hemofílicos do estado de Santa Catarina (AHESC), uma instituição filantrópica beneficente. Foi uma bela experiência que motivou a Direção, corpo docente e discente da Faculdade de Santa Catarina. O evento esta divulgado na página da associação AHESC.

Fotos Relacionadas

7° Encontro de coordenadores do Curso de Ciências Contábeis.

Professores de 13 Instituições de Ensino Superior (IES) de Santa Catarina, inclusive o ProfessoresRicardo Espindola, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade de Santa Catarina,com alguns Docentes da FASC e IESGF participaram, na quarta-feira, dia 30 de outubro de 2014,do 7º Encontro Catarinense dos Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), no auditório da entidade, em Florianópolis. Durante todo o dia foram debatidos temas que influenciam diretamente a atividade acadêmica, com destaque para as matrizes curriculares.
O encontro foi realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina e contou com diversas palestras envolvendo o ensino e a educação contábil.
A plateia participou ativamente dando opiniões, trazendo exemplos de como atuam nas universidades em que trabalham e trocaram ideias o tempo todo. Em vários momentos, inclusive o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis do IESGF e FASC fez parte de painel, para falar sobre os projetos de Extensão da Instituição.

Fotos Relacionadas

Palestra com o Empresário Contábil e contador Norton Silva

Foi realizada no dia 07 de novembro de 2014, para os alunos (as) da 5ª./6ª. fases, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Empresário Contábil e contador Norton Silva.

O palestrante iniciou enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade.

Foi abordada a importância da profissão contábil, a organização nos escritórios atuais e a disposição de uma nova mudança de paradigma, face à mudança das tecnologias do mercado, inclusive na área tributária.

Explanou-se sobre a ótica de inovação tecnológica da fiscalização realizada pelos órgãos e a real necessidade das entidades contábeis se adequarem, com o advento desta nova forma digital de tributar, e cruzar as informações. Finalizando com argumento da legislação penal de responsabilidade.

Abaixo os tópicos abordados na PALESTRA SPED - O QUE TEM HAVER COM A CONTABILIDADE:
1. Contabilidade e o profissional no mercado
2. Curiosidades da profissão
3. Escritório de contabilidade e atualidades
4. Sped . Sistema público de escrituração digital.
5. Os projetos nacionais.
6. Objetivos estratégicos impactados pelo sped.
7. Objetivos alcançados pelo sped
8. Consequências dos cruzamentos
9. Uso da informação
10. S.p.e.d. é uma ameaça?
11. Ou s.p.e.d. uma oportunidade
12. Software projeto harpia inteligência artificial.
13. Rfid-radio frequency identification
14. A contabilidade do futuro
15. Scanner nas fronteiras e portos
16. Nova contabilidade
17. Gestão de processos
18. Certificado digital ou assinatura digital?
19. Sigilo empresarial
20. Softwares & problemas
21. Validadores ou pva
22. E-social
23. Cronograma estimado do e-social
24. Crimes contra a ordem tributária
25. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990

Palestrante: Éwerson Luis Wiethorn

Fotos Relacionadas

Ciclo de palestras – CRC/SC

Foi elaborado Projeto de Extensao pela Coordenaçao de Curso, em que foi agendada no dia 16 de Outubro de 2014, exclusivamente aos academicos (as) do Curso de Ciencias Contábeis,um ciclo de palestras no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, com a seguinte programaçao:

Palestra 1: Simples Nacional
Palestrante: Rúbia Albers Magalhaes
Palestra 2: Os Desafios da Contabilidade como Negócio.
Palestrante: Éwerson Luis Wiethorn

Fotos Relacionadas

Palestra com Empresária Contábil Zenaide Carvalho, sobre eSocial.

Foi realizada no dia 09 de Outubro de 2014, no campus III, para os alunos (as) do oitavo semestre - palestra com a empresária contábil Zenaide Carvalho, acerca da importância do eSocial para as organizações contábeis e empresariais.
Foi apresentado pela palestrante aos acadêmicos, os desafios que o mercado espera do novo contador, que deverá estar sempre atualizado, que deverá conhecer o que significa o eSocial. A partir de 2015 estaremos diante da implantação do maior e mais ambicioso projeto do SPED: o SPED Social ou eSocial.
O projeto − que envolve a Receita Federal, o Ministério do Trabalho, o INSS e a Caixa Econômica Federal − tem como premissa a consolidação das obrigações acessórias da área trabalhista em uma única entrega. O eSocial reunirá e dará quitação a diversas obrigações que atualmente são enviadas em momentos e formas distintas.
Está inclusa no projeto a entrega de todas as declarações, resumos para recolhimento de tributos oriundos da relação trabalhista e previdenciária, bem como informações relevantes acerca do contrato de trabalho.
A centralização trará ganhos tanto para quem envia − através da redução da burocracia envolvida − quanto para o Fisco. Para o Governo, a entrega única facilitará em muito a busca e crítica de irregularidades, tais como prazos desrespeitados, erros de cálculo e declarações inconsistentes.
Será exercido também maior controle sobre a saúde e segurança do trabalhador, bem como os afastamentos e doenças laborais que deverão ser declarados quase de maneira instantânea quando a empresa tomar conhecimento de tal fato.
A palestrante mencionou também que as empresas precisam estar atentas e organizadas para cumprir os prazos exigidos, principalmente no que for relacionado aos RET – Registros de Eventos Trabalhistas, que nada mais é do que a comunicação do empregador sobre alterações relevantes na relação trabalhista. Estes registros deverão ser entregues assim que o evento ocorrer, sob risco de multa pela falta de comunicação no prazo adequado.
Apesar do eSocial não tratar de novas legislações, as empresas terão que se reorganizar para cumprir tempestivamente as obrigações, pois a fiscalização agora será on-line, averiguando e multando automaticamente as infrações cometidas.
Desde 2007 o Governo Federal vem implantando o chamado SPED – que hoje já contempla a emissão de Notas Fiscais Eletrônicas e dos Conhecimentos de Transporte Eletrônicos, a emissão de livros e demonstrações contábeis, os livros fiscais de ICMS e IPI, a apuração e demonstração do PIS e COFINS.
Estes projetos têm por objetivo dotar a gestão tributária de informações com alto grau de riqueza para permitir fiscalizações virtuais, onde a análise das operações é feita dentro do próprio fisco através de poderosos softwares que fazem o cruzamento dessas obrigações em busca de fraudes e irregularidades.

Fotos Relacionadas

Ciências Contábeis 7ª Fase faz visita ao CRC/SC

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendada uma visita exclusivamente aos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Contábeis, do sétimo semestre, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao CRC/SC, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do CRC/SC pelo Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Cláudio, que apresentou os setores,às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pelo Conselheiro e contador Prof. Lindomar Fabro. Por derradeiro, às 12h15 minutos houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

Ciências Contábeis – Responsabilidade e Ação Social

Foi realizado, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com Coordenador de Curso de Ciências Contábeis, um projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social : a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 04 de outubro de 2014, as 08h20, na Casa Lar do Povo, no bairro Estreito, em Florianópolis. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A referida visita, com o objetivo de realizar ação social, foi repassar alguns donativos doados pelos alunos e comunidade, também alguns produtos de alimentação, como forma de doação pela turma em epígrafe às crianças, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social. Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.

Fotos Relacionadas

IV SECMASC – Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de Santa Catarina

Aconteceu nos dias 18 e 19 de setembro de 2014, em Florianópolis, no auditório do CRCSC – Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, o IV SECMASC - Seminário de Conciliação, Mediação e Arbitragem de santa Catarina, em que o Coordenador do Curso de Ciencias Contábeis, Prof. Ricardo Espindola, fez parte da mesa de um dos painéis, como Presidente e mediador. Várias personalidades estavam ministrando palestras e painéis, voltados para a temática de resoluçao extrajudicial de conflitos. O evento é apropriado para estudantes, contadores, advogados, corretores, administradores, engenheiros, psicólogos e professores, entre outros que necessitam de maior conhecimento da Conciliaçao, Mediaçao e Arbitragem. O Seminário é promovido pela Fecema e pelo CRC/SC. Houve participaçao dos alunos da Instituiçao, do Curso de Ciencias Contábeis e do Curso de Direito.

Fotos Relacionadas

Academicos do Curso de Ciencias Contábeis visitam o Lar de Zulma

Foi realizada pelos academicos do 6o semestre, juntamente com a Comissao Própria de Avaliaçao, da Faculdade de Santa Catarina – FASC –um projeto intitulado “Responsabilidade e Açao Social”, dos academicos do Curso de Ciencias Contábeis: a integraçao da Instituiçao com a Comunidade”, realizada no dia 20 de setembro de 2014, as 15h00, no Lar de Zulma, na localidade de Campinas, em Sao José. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A referida visita, com o objetivo de realizar açao social, foi repassar alguns cobertores doados pelos alunos e comunidade, também alguns produtos de alimentaçao, higiene e necessidade básica aos idosos, como forma de doaçao pela turma, demonstrando a importância da participaçao dos alunos no processo de responsabilidade social desta açao, sendo considerado um sucesso por todos como projeto de extensao.

Por derradeiro, o objetivo do Projeto é contribuir com a inclusao social, integrar a Instituiçao e os Academicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusao social.

Fotos Relacionadas

12o Encontro Catarinense de Estudantes de Ciencias Contábeis - ECECON

Foi elaborado Projeto de Extensao pela Coordenaçao de Curso, em que houve, nos dias 08 e 09 de setembro de 2014, o 12o Encontro Catarinense de Estudantes de Ciencias Contábeis - ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, em que o Coordenador do Curso de Ciencias Contábeis,Prof. Luiz Ricardo Espíndola, representou a Instituiçao no referido evento científico,e foium dos organizadores do evento,no primeiro dia de palestras,fez parte da mesa de abertura de referida solenidade.A Instituiçao foi a segunda colocada no número de academicos inscritos e participantes no referido evento, onde quase todas as Instituiçoes de Santa Catarina participaram, registrando um público de 1.284pessoas.

Fotos Relacionadas

Palestra com Empresário Contábil e Prof. Roberto dos Santos do curso de Ciencias Contábeis

Foi realizada no dia 05 de setembro de 2014, das 08h20 as 09h40, no campus I, para os alunos (as) da 5a./6a fases, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Empresário Contábil e professor Roberto dos Santos.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa,bem como as perspectivas da profissao contábil, os novos rumos que a Contabilidade vem seguindo, bem como a importância de analisar custos na empresa, na indústria.

A necessidade do controle fez com que a apuraçao de custos ganhasse importância desde o início do capitalismo. É por meio da contabilidade e análise de custos que o empresário tem a resposta, se está ganhando ou perdendo dinheiro, pois basta confrontar as receitas com as despesas correspondentes do período.

Qualquer atividade que manipule valores está sujeita ao controle de custos, desde o pequeno agricultor, microempresário a grande empresa. Mencionou que custos sao gastos relativos aos bens e serviços consumidos na produçao de outros bens e serviços.
Fundamentalmente, a Contabilidade e análise de Custos referem-se as atividades de coleta e fornecimento de informaçoes para as tomadas de decisoes, desde as relacionadas com as operaçoes rotineiras (estabelecimento de padroes, orçamentos e previsoes, eliminaçao de desperdícios nas atividades produtivas), até as de natureza estratégica (maximizaçao da capacidade de produçao, análise da rentabilidade de um produto e de produto que deve deixar de ser produzido, fixaçao do preço de venda, comprar matéria-prima de terceiros ou fabricá-la na própria empresa).

Comentou também que os objetivos da análise de custos sao: o controle dos custos de produçao de bens ou serviços; a melhoria dos processos e eliminaçao de desperdícios; a otimizaçao de resultados; e auxiliar a administraçao na tomada de decisoes gerenciais.

Com o surgimento e fortalecimento das indústrias, desde a revoluçao industrial, o modelo básico para apuraçao de resultados é o mesmo, sofrendo algumas mudanças de terminologias para que pudessem ser utilizados nos ramos industrial, comercial e de serviços.

Por derradeiro comentou da importância do conhecimento de analisar custos nas empresas, pois dependerá muito, cada vez mais, da eficiencia do profissional, em saber analisar, operacionalizar e coordenar custos.

Fotos Relacionadas

Alunas do Curso de Enfermagem realizam palestra para gestantes

No dia 4 de setembro de 2014, um grupo de acadêmicas da sétima e oitava fase do Curso de Enfermagem da FASC, realizaram uma palestra para o grupo de gestantes da UBS - SEDE do Centro Histórico do Município de São José. O evento foi realizado na Câmara de Vereadores de São José. As alunas foram acompanhadas à palestra pela supervisora de estágio

Fotos Relacionadas

MBA em Data Center e Computação em Nuvem

MBA em Data Center e Computação em Nuvem - Infraestrutura, Arquitetura e Armazenamento De Informações

CMBA em Data Center e Computação em Nuvem


Você conhece a CPA? Veja como funciona!

Você conhece a CPA? Veja como funciona!


Doação de livros para a Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho

A equipe da Biblioteca da  FASC realizou, no dia 27 de junho de 2014, a doação de cerca de 100 exemplares de livros. Os livros doados puderam atender a outra comunidade.

A instituição escolhida para receber a doação foi a Biblioteca Pública Municipal Guilherme Wiethorn Filho, localizada em Palhoça. Criada em 1975, a biblioteca conta com um acervo variado que atende desde o público acadêmico até o infantil. Além de contar com uma gama de volumes de conhecimentos gerais.

Para realizar empréstimos na Biblioteca Pública de Palhoça é necessário estar cadastrado. Para se cadastrar é necessário 1 foto 3x4, RG e comprovante de residência. Faça uma visita!

Localização: Avenida Prefeito Nelson Martins, s/n, centro, térreo do edifício Gustavo Kirchner.
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 7h às 19h.
Informações: 3242-4381

Fotos Relacionadas

Agradecimento da equipe CAS/FCEE2014


Visita da Fundação Catarinense de Educação Especial – FCEE ao Laboratório de Anatomia da FASC

Nos dias 09 e 10 de Junho de 2014, recebemos na Faculdade de Santa Catarina - FASC cerca de 50 crianças com deficiência auditiva vindos da FCEE- Fundação Catarinense de Educação Especial.
O objetivo da visita foi promover um conhecimento Global sobre o corpo humano.

Os alunos foram acompanhados e auxiliados pela Prof Kátia Motta do Curso de Enfermagem e pelos acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Fisioterapia (IES), que fizeram algumas explicações e demonstrações com as peças anatômicas, assim essas crianças tiveram a oportunidade de explorar no Laboratório de Anatomia o "deslumbrante mundo do corpo humano",

Agradecemos a CAS e FCEE a visita!

Fotos Relacionadas

Viagem e vista dos acadêmicos de Ciências Contábeis em São Paulo/SP.

Do dia 22 a 25 de Maio de 2014, foi realizada uma visita técnica a cidade de São Paulo-SP, com as turmas do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Santa Catarina. A visita foi acompanhada pelo professor do curso Marcelo Nascimento.

No primeiro dia, os alunos participaram da visita ao Conselho Regional de Contabilidade de São Paulo, onde foram recebidos pelos conselheiros e acompanharam uma palestra com o tema “Um dia de Experiência no CRC/SP”.

Ainda no CRC/SP, o grupo participou de uma simulação de um conselho de ética, onde puderam expor algumas perguntas. Logo após conheceram o Museu tradicional e digital do CRC/SP, onde conseguiram compreender um pouco mais da história da Ciência Contábil. Para finalizar o dia, o grupo ainda teve mais uma oportunidade cultural de participar de uma peça de teatro.

Já no dia seguinte os alunos aproveitaram o passeio para conhecer um pouco da história do futebol brasileiro no Museu do Futebol que fica localizado no Estádio do Pacaembu, e também conheceram um dos maiores centros de comércio do país, localizado no centro da cidade de São Paulo.

Para finalizar o passeio, o grupo se reuniu para confraternizar e comemorar o sucesso desta viagem acadêmica.

A viagem contou com o apoio da empresa “Operação Turismo”, na pessoa de Pedro Henrique, que acompanhou toda a viagem.

Cabe parabenizar e destacar a excelente participação e comprometimento desse grupo acadêmico deixando um exemplo a ser seguido.

Fotos Relacionadas

Palestra e Capacitação com o Empresário Contábil Luiz Antônio Costa

Foi realizada no dia 07 de maio de 2014, das 08h20 às 11h20, no campus I, para os alunos da 4ª. e 5ª. fase,da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra e capacitação com o empresário contábil Luiz Antônio Costa.

O palestrante iniciou enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, mencionando que o objetivo da referida palestra e capacitação, que é ensinar os alunos da referida turma saber declarar e elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física.

Foi mencionando pelo palestrante a importância da sobrevivência das empresas, através do contador, que deverá cada vez mais conhecer a importância da contabilidade tributária e o planejamento tributário, como forma de sobrevivência das organizações no mercado.

Fotos Relacionadas

Palestra: Sped Contábil – escrituração digital com Norton Silva

Foi realizada no dia 04 de maio de 2014, para os alunos da 6ª/7ª fases, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Empresário Contábil e contador Norton Silva.

O Palestrante abordou a importância da profissão contábil, a organização nos escritórios atuais e a disposição de uma nova mudança de paradigma, face a mudança das tecnologias do mercado, inclusive na área tributária.
Explanou-se sobre a ótica de inovação tecnológica da fiscalização realizada pelos órgãos e a real necessidade das entidades contábeis se adequarem, com o advento desta nova forma digital de tributar, e cruzar as informações. Finalizando com argumento da legislação penal de responsabilidade.

Abaixo os tópicos abordados na palestra Sped Contábil - o que tem haver com a Contabilidade:
1. Contabilidade e o profissional no mercado;
2. Curiosidades da profissão;
3. Escritório de contabilidade e atualidades;
4. Sped- sistema publico de escrituração digital.
5. Os projetos nacionais:
6. Objetivos estratégicos impactados pelo sped.
7. Objetivos alcançados pelo sped
8. Consequências dos cruzamentos
9. Uso da informação
10. S.p.e.d. é uma ameaça?
11. Ou s.p.e.d. uma oportunidade
12. Software projeto harpia inteligência artificial.
13. Rfid-radio frequency identification
14. A contabilidade do futuro
15. Scanner nas fronteiras e portos
16. Nova contabilidade
17. Gestão de processos
18. Certificado digital ou assinatura digital?
19. Sigilo empresarial
20. Softwares & problemas
21. Validadores ou pva
22. E-social
23. Cronograma estimado do e-social
24. Crimes contra a ordem tributária
25. Lei nº 8.137, de 27 de dezembro de 1990

Fotos Relacionadas

Visita Ténica na Unidade de Terapia Intensiva

Nos dias 26 de abril, 03 e 10 de maio de 2014 os alunos da 4ª e 5ª fase do curso de graduação em enfermagem realizaram uma atividade complementar ao conteúdo ministrado na disciplina de “Atenção à Saúde da Pessoa-Família em Situação de Risco” ministrada pela professora Camilla Telemberg Sell.

As atividades ocorreram na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Governador Celso Ramos.

Os alunos iniciaram as atividades realizando uma visita técnica na UTI do hospital Governador Celso Ramos com o intuito de conhecer e vivenciar o ambiente, as rotinas, os aparatos tecnológicos e a dinâmica de cuidado de um UTI. Visitaram diversos setores,  e os 12 leitos distribuídos na UTI.

O segundo momento da atividade deu-se à beira de cada leito, onde os alunos discutiram com o professor o processo saúde-doença de alguns pacientes e a fisiopatologia principal de cada um. Foram observados também o aparato tecnológico básico utilizado em pacientes gravemente enfermos como: ventilador mecânico, monitor multiparamétrico, PAM, PVC, TOT, SNE, SNG, drenos, dentre outros.

Após a visita e a discussão dos casos, os alunos foram direcionados para um leito sem paciente, onde puderam ter um primeiro contato com o ventilador mecânico. Cada um deles realizou todos os testes de segurança, fez a montagem das traqueias e do filtro umidificador, e visualizaram através de um pulmão artificial todos os parâmetros e modalidades ventilatórias, corroborando a teoria, ministrada em sala de aula com a prática.

A visita aliada à disciplina: Atenção à Saúde da Pessoa-Família em Situação de Risco que este é de grande valia para o aprendizado e prática dos alunos, pois pode ser observado pacientes de alta complexidade inseridos em recursos tecnológicos específicos e, principalmente pode-se aliar a teoria com a prática.

Camilla Telemberg Sell
Enfermeira/Professora FASC

Fotos Relacionadas

Enfermagem: Visita ao Hospital Celso Ramos

Nos dias 26 de abril, 03 e 10 de maio de 2014 os alunos da 4ª e 5ª fase do curso de graduação em Enfermagem realizaram uma atividade complementar ao conteúdo ministrado na disciplina de “Prática Clínica no processo de cuidar na Saúde do adulto” ministrada pela professora Bruna Telemberg Sell.

As atividades ocorreram na emergência do hospital Governador Celso Ramos. Onde iniciaram realizando uma visita técnica na emergência do hospital, com o intuito de reconhecer o ambiente e dispositivos tecnológicos utilizados na unidade. Visitaram os outros setores, como: recepção, posto de enfermagem, consultórios médicos, sala de medicação, sala de nebulização, consultório de enfermagem, etc.

O segundo momento da atividade deu-se na sala de passagem de plantão aonde os alunos tiveram acesso ao censo diário da unidade que contém um breve histórico de saúde-doença dos pacientes internados, e realizassem o exame físico (primeira etapa para o processo de enfermagem).

De maneira geral os grupos fizeram ausculta pulmonar, cardíaca e abdominal, verificação dos sinais vitais (pressão arterial, pulso, respiração e temperatura), palpação abdominal, percussão abdominal, inspeção geral, movimentação dos membros inferiores, verificação de pulso pedioso e perguntas sobre a situação saúde-doença do paciente.

Em sala, durante as aulas da disciplina os alunos levantaram os problemas e potencialidades dos pacientes, a partir do histórico, construíram diagnósticos de enfermagem, realizaram as prescrições de enfermagem e descreveram os medicamentos utilizados pelo paciente.

O projeto aliado à disciplina foi de grande valia para o aprendizado e prática dos alunos, pois exerceram uma atividade privativa do enfermeiro e vivenciaram na prática as etapas de elaboração do processo de enfermagem.

Fotos Relacionadas

Alunos de Ciências Contábeis Visitam a Casa Santa Maria dos Anjos

Foi realizada pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com o Coordenador do Curso, um projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social : a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 10 de maio de 2014, as 14h00, na Casa Santa Maria dos Anjos, localizado no bairro Caminho Novo, em Palhoça. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.
A visita, teve o objetivo de repassar, doações de fraldas , roupas e alguns produtos de alimentação, que foram arrecadados pelos alunos e comunidade, elaborando um café solidário aos idosos, demonstrando a importância da participação dos alunos no processo de responsabilidade social desta ação, sendo considerado um sucesso por todos como projeto de extensão.
O objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social.

Fotos Relacionadas

Ciências Contábeis: Projeto "Responsabilidade e Ação Social", faz visita ao Hemosc

Foi realizada, pelos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, juntamente com o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Santa Catarina – FASC – projeto intitulado "Responsabilidade e Ação Social: a integração da Instituição com a Comunidade", realizada no dia 02 de maio de 2014, as 10h00, no HEMOSC, em Florianópolis. A referida atividade é objeto das atividades complementares e da CPA.

A visita, palestra e doação de sangue, teve o objetivo de realizar ação social, através dos acadêmicos do Curso, que fizeram doações de sangue, demonstrando a importância no processo de responsabilidade social desta ação. Houve, após a chegada dos alunos no HEMOSC, houve uma palestra, com profissional da área da saúde, que enfatizou a importância da doação de sangue e da medula óssea.

O objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social, integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, onde está inserida, bem como despertar nos alunos envolvidos, a importância das atividades, que visam a inclusão social e o seu papel na sociedade, como agente transformador.

Fotos Relacionadas

Palestra: Intoxicação e o trabalho e registros epidemiológicos do Centro de Informações Toxicológicas (CIT)

No dia 30 de abril de 2014 foi realizada uma aula da disciplina Suporte Básico de Vida – 1ª Fase de Enfermagem, a atividade foi programada pela Prof. Clarice Koerich, com a participação do Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT). Foi ministrada palestra pela Veterinária e colaboradora do CIT Dra. Carla Gomes, que falou sobre Intoxicações, epidemiologia, reconhecimento e condutas frente a Intoxicações provocadas por substâncias químicas.

O CIT é um órgão do governo do estado e tem como objetivos a sistematização, ampliação e difusão de conhecimentos na área da Toxicologia, visando tratamento, controle e prevenção adequados a acidentes por medicamentos, agrotóxicos, animais peçonhentos, plantas tóxicas e quaisquer outras substâncias potencialmente agressivas para o ser humano.

Em suas atividades, a principal é dar informação adequada e atualizada, baseada em banco de dados internacionais, visando Salvar Vidas. Outra forma de difundir informação é através de cursos e palestras educativas, como esta realizada pela Veterinária Carla Gomes no Curso de Enfermagem.

O CIT relatou sua satisfação com esta parceria com o Curso de Enfermagem da FASC, difundindo conhecimento e o trabalho do setor para profissionais de saúde, contribuindo desta forma, com a população em geral.
A Veterinária Carla Gomes trouxe uma série de informações sobre o acesso ao CIT, pois o setor dispinibiliza dados epidemiológicos das intoxicações mais comuns no Estado, além de fazer o atendimento orientativo para o tratamento das intoxicações, os respectivos registros e estatísticas epidemiológicas.

A palestrante alertou os participantes quanto a importância dos profissionais de saúde estarem atentos ao processo educacional da população, quanto a ingestão acidental e provocada de medicamentos, assinalando o alto índice de registro deste tipo de acidente em Santa Catarina.

Os alunos da 1a fase do curso de Enfermagem tiveram a oportunidade de fazer diversos questionamentos e foram orientados a executarem as primeiras condutas em caso de intoxicações, principalmente as medicamentosas e por produtos químicos.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Auditoria com o Professor José Marcos Tesch

Foi realizada no dia 09 de abril de 2014, das 10h00 às 11h20 minutos, no campus I, para os alunos (as) da 4ª./5ª fase, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o professor José Marcos Tesch.

O palestrante iniciou enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos da Contabilidade.

Para as empresas, a Auditoria tem função fundamental de certificar as contas, para a melhoria das práticas de gestão, revisão dos processos internos e eficácia operacional, o que certamente contribui muito para agregar valores aos negócios de uma organização.

A auditoria certifica e auxilia na elaboração de demonstrações, relatórios e planejamentos, os quais contribuem significativamente para a adequada gestão corporativa.

Por derradeiro, o palestrante afirmou que a área da auditoria é muito promissora, e que os acadêmicos devem se capacitar e qualificar-se profissionais, para atuarem como Auditores e Controles, nas áreas contábeis e financeiras das organizações, permitindo aos participantes atividades efetivas de Auditoria e Gestão, através de simulações e trabalhos práticos, criando, assim, diferencial profissional competitivo.

O Professor José Marcos Tesch, é Mestre em Ciências Contábeis, em Auditoria, pela UFSC.

Fotos Relacionadas

Palestra: A importância da Leitura e da Comunicação

Foi realizada no dia 24 de fevereiro de 2014, no período matutino, para os alunos da 4ª e 5ª fases, do Curso de Ciências Contábeis, palestra com o Prof. José Lauro Fernandes,escritor, professor universitário e palestrante, com o tema:A importância da Leitura e da Comunicação, ferramenta indispensável para alcançar o sucesso profissional contábil.

Abordou aspectos importantes, como o que, para ter uma boa leitura é preciso ter os primeiros requisitos: procurar bons livros, ter domínio sobre ele e sempre debatê-los com outros leitores.

O palestrante comentou que a leitura na Universidade é de extrema importância para que o aluno tenha sobre si uma visão cósmica do mundo, percebendo as principais características do universo social.
Destacou o palestrante que a leitura se faz presente na vida das pessoas, desde o momento em que precisa compreender o mundo. O ato de ler surge da necessidade de decifrar, interpretar e perceber o sentido e o valor das coisas do mundo, sob diversos ângulos. A leitura mostra a realidade dos fatos e faz ter uma visão ampla dentro da sociedade, pois possui um caráter informativo e instrumental.

A leitura é um objeto de aprimoramento, quanto ás pessoas e quanto ao desempenho, nas atividades cotidianas da sociedade, num ambiente acadêmico ou profissional. Através da leitura verifica-se o conhecimento, valores e experiências, conhecendo melhor as pessoas e o universo.

Para ele, o importante também é que as Instituições de Ensino tem por dever dar possibilidades de acesso aos seus alunos ao conhecimento e a leitura. Para isso, deve-se fazer a implantação de bibliotecas, com um rico acervo, possuindo diversas referencias bibliográficas atuais, fazendo assim com que seus alunos despertem o gosto pelo hábito de ler. O desenvolvimento do ato de ler, se dá em um constante processo que começa em casa, se aprimora na escola, prossegue no ambiente acadêmico e depende da consciência de cada indivíduo. A leitura dá a capacidade de utilizar a criatividade, gerando inovações e mudanças.

Fotos Relacionadas

Doação de livros – Biblioteca Livre do Campeche

Devido atualização no acervo da Biblioteca da faculdade, no dia 16 de janeiro de 2014, foi possível contribuir através de doação de materiais bibliográficos, para o acervo da Biblioteca Livre do Campeche - BILICA.

Aberta há mais de 6 anos a Biblioteca comunitária BILICA, formada por moradores do Campeche, têm como princípio o trabalho voluntário, o acesso livre e a valorização da cultura. Além de apoiar crianças e adolescentes na realização de pesquisas e tarefas escolares, a biblioteca oferece atividades em oficinas de artes e teatro, contação de histórias, sarau literário e musical e conversação em inglês. Futuramente pretende dispor de computadores com acesso a internet para a comunidade usuária.

A BILICA, por tratar-se de uma biblioteca de acesso livre e serviço voluntário depende da colaboração de instituições e da comunidade para manter seus serviços, desta forma, a contribuição pode ser feita através da doação de livros, lápis de cor, canetinhas, revistas para recortar, entre outros. O trabalho voluntário também pode ser realizado para auxiliar na catalogação das obras, manutenção do ambiente, oficinas de leitura, escrita, artes. Contribuições financeiras também são bem vindas.

Para participar do projeto mande um e-mail para: bilicampeche@gmail.com

Fotos Relacionadas

Palestras no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina

Foram realizadas no dia 04 de novembro de 2013, das 19h15 às 22h00, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade deSanta Catarina, palestras para os alunos do Curso de Ciências Contábeis. A primeira foi com o Prof. Neri Muller,Empresário contábil e Docente, proprietário do Escritório contábil New Contabilidade, o tema foi :A importância da Contabilidade e do Planejamento Contábil Tributário para as Empresas.

Foram abordados aspectos importantes acerca da contabilidade, de forma a proporcionar um parâmetro do que se espera de um moderno contador, bem como uma visão prática dos requisitos indispensáveis para o acompanhamento e transparência do contabilista na empresa. Mencionou ainda a importância do planejamento tributário para as empresas, para que ela possa planejar suas receitas e despesas para o ano seguinte.

Já a segunda palestra, com o Contador público e professor universitário, Luciano Jorge Konescki, palestrou sobre a Nova Contabilidade Pública e Governamental, as mudanças que ocorreram recentemente e que é necessário a atualização por parte dos contadores que estão inseridos no setor público e privado.

Fotos Relacionadas

Formatura Enfermagem: Atendimento de Urgência e Emergência em Situação de Crise e Atendimento Pré Hospitalar

No dia 31 de Outubro de 2013, ocorreu a entrega dos certificados aos alunos do curso de Enfermagem, que participaram do projeto de capacitação em atendimento em urgência e emergência em situação de crise e atendimento pré hospitalar, ocorrido nos dia 24 e 25 de Agosto.

Estavam presentes na entrega dos certificados o Diretor Prof. Samir Saliba Murad, a coordenadora do curso de Enfermagem Daniela Balz Hara, a Prof. Eliani Costa e os representantes da Polícia Militar de Santa Catarina, Major Dr. Julival Queiroz de Santana, Corpo de Bombeiros Voluntários de Florianópolis, SAMU de Palhoça e Corpo de Bombeiros Militares de Florianópolis.

Fotos Relacionadas

VI Encontro dos Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis

Professores de 13 Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, inclusive o ProfessoresRicardo Espíndola, Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, da Faculdade de Santa Catarina – FASC, participaram, na quarta-feira, dia 30 de Outubro 2013, do 6º Encontro Catarinense dos Coordenadores do Curso de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade (CRCSC), no auditório da entidade, em Florianópolis. Durante todo o dia foram debatidos temas que influenciam diretamente a atividade acadêmica, com destaque para as matrizes curriculares.

No período da tarde, ocorreram duas atividades. A primeira foi uma palestra com atividades práticas, ministrada pela pedagoga Lucrécia Miranda, e a segunda foi um painel com a participação de sete profissionais de diferentes áreas.

Professora, coaching e formadora em aprendizagem acelerada, Lucrécia Miranda fez a plateia refletir sobre os processos de trabalho utilizando técnicas do modelo andragógico, que trata da educação de adultos.

A plateia participou ativamente dando opiniões, trazendo exemplos de como atuam nas universidades em que trabalham e trocaram ideias o tempo todo. Em vários momentos, ela enfatizou a importância de implantar a visão sistêmica nas metodologias adotadas. “As equipes multidisciplinares e o trabalho em equipe é fundamental”, disse ela, que ainda destacou: “Para desenvolver-se na profissão e na atuação em equipe, o auto-conhecimento é muito importante”.

A última etapa do evento foi um Painel com o tema OProfissional da Contabilidade demandado pelo Mercado e os Desafios das IES nessa Formação”. Com a coordenação do presidente do CRCSC, Adilson Cordeiro, sentaram-se na mesma mesa seis contadores de diferentes áreas para mostrar suas experiências e debater sobre como evolui a formação com as últimas mudanças da Contabilidade no mundo inteiro.

Por derradeiro, foi ressaltado que as habilidades dos mestres, professores e coordenadores, os facilitadores que mediam, educam, aprendem e trocam ideias. O momento é de reflexão e de tomada de postura diante do novo. Esse evento pretende aproximar o CRC-SC das instituições de ensino, mas é preciso também que todos percebam as necessidades de mudança. Os alunos precisam estar aptos para o Exame de Suficiência e preparados para atender as demandas do mercado. O Exame é regulador e passou a ser norteador da formação, mas não pode ser a base do ensino.

Fotos Relacionadas

Um dia no campus

No dia 25 de outubro de 2013, nas dependências da Faculdade de Santa Catarina, ocorreu o Evento: Um dia no Campus, este teve como objetivo proporcionar ao alunos do último ano do ensino médio , maior conhecimento sobre algumas profissões.

O Evento foi feito no período matutino, teve duração de 3 horas e contou com  cerca de 360 alunos de escolas da rede pública da região, estes tiveram  a oportunidade  de vivenciar  e conhecer atividades desenvolvidas em diversas áreas, tais como: Direito, Administração, RH, Engenharia, Ciências Contábeis, Ciência da Computação , Redes de Computadores, Fisioterapia, Enfermagem e ainda durante a visita degustaram um delicioso lanche e um momento de descontração com DJ.

Para aqueles que tinham interesse e ainda dúvidas em que carreira seguir , puderam realizar também um teste vocacional, Aproveitamos para agradecemos a todas as escolas e aos aluos que estiveram presentes no evento.

Fotos Relacionadas

O curso de Enfermagem apoia o Outubro Rosa.

Em apoio ao Outubro Rosa, mês da Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo do Útero, os alunos do curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Catarina, deixaram pelo Campus mensagens de conscientização para a população, em especial as mulheres, alertando para os perigos da doença e benefícios de um diagnóstico precoce.

Fotos Relacionadas

O Código de Ética da OAB e Procedimentos do Tribunal Ético Disciplinar na OAB/SC

Foi realizada no dia 06 de setembro de 2013, no campus I, para os alunos (as) da primeira e segunda fase, do Curso de Direito, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Prof. RAFAEL CUNHA GARCIA, Membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados de Santa Catarina – OAB/SC.

O palestrante enfatizou a importância do comprometimento profissional e da ética dos membros das carreiras jurídicas. Demostrou e explanou, como membro, sobre o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, o funcionamento e o procedimento junto ao Tribunal de Ética da OAB/SC, as denúncias, o contraditório e ampla defesa, o processo de instrução, julgamento e penalidades aplicadas.

Por derradeiro, mencionou que é indispensável ao futuro Advogado conhecimento geral e abrangente, mas sempre pautado na ética e nos bons costumes.

Fotos Relacionadas

Aula Magna: Criminologia crítica no século XXI

Ocorreu no dia 19 de agosto de 2013, Aula magna semestral sobre o tema Criminologia crítica no século XXI e contou com a palestra do Professor Sandro Cesar Sell, que possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Santa Catarina (1993), graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e mestrado em Sociologia Política pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998). Frequentou o Doutorado em Direito na UFSC e frequenta o Doutorado em Ciências Jurídicas e Sociais da Universidad del Museo Social Argentino. Atualmente é professor da Universidade do Vale do Itajaí e do CESUSC. Atua tanto na área da Sociologia, quanto na do Direito, particularmente no Direito Penal. O evento possibilitou ao aluno investigar as principais características da Criminologia Crítica e a sua influência na utilização prática do Código Penal e Código de Processo Penal no século XXI, descrever conceitualmente a Criminologia e Criminologia Crítica, conhecendo os seus objetivos principais no século XXI e averiguando o uso de suas reflexões a fim de tornar eficiente e eficaz a aplicação do Código Penal e do Código de Processo Penal.

Fotos Relacionadas

13º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON

Houve, nos dias 14 e 15 de setembro de 2015, o 13º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, em que o Coordenador do Curso de Ciências Contábeis, Prof. Luiz Ricardo Espíndola, representou as Instituições IESGF e FASC no referido evento científico, em que foi um dos organizadores do evento.

No primeiro dia de palestras, a acadêmica Maria Cristine da Rosa, da FASC, fez parte da mesa de abertura de referida solenidade, bem como representou todos os alunos das Instituições de Santa Catarina do Curso de Ciências Contábeis. As Instituições IESGF e FASC juntas tiveram a segunda colocação no número de acadêmicos inscritos e participantes no referido evento, onde quase todas as Instituições de Santa Catarina participaram, registrando um público de 1.126 pessoas.

Fotos Relacionadas

O Código de Ética da OAB e Procedimentos do Tribunal Ético Disciplinar na OAB/SC

Foi realizada no dia 06 de setembro de 2013, para os alunos (as) da primeira e segunda fase, do Curso de Direito, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Prof. RAFAEL CUNHA GARCIA, Membro do Tribunal de Ética da Ordem dos Advogados de Santa Catarina – OAB/SC.

O palestrante enfatizou a importância do comprometimento profissional e da ética dos membros das carreiras jurídicas. Demostrou e explanou, como membro, sobre o Código de Ética da Ordem dos Advogados do Brasil, o funcionamento e o procedimento junto ao Tribunal de Ética da OAB/SC, as denúncias, o contraditório e ampla defesa, o processo de instrução, julgamento e penalidades aplicadas.

Por derradeiro, mencionou que é indispensável ao futuro Advogado conhecimento geral e abrangente, mas sempre pautado na ética e nos bons costumes.

Fotos Relacionadas

O trabalho da Enfermagem no atendimento em situações de crise

Nos dias 24 e 25 de agosto de 2013, no Bairro Rio Vermelho, Camping dos Escoteiros – Florianópolis, alguns alunos do curso de Enfermagem, acompanhados da Coordenadora do Curso. Enf. Dra. Eliani Costa, participaram de uma capacitação com Workshop de atividade teórica e prática. O evento foi desenvolvido de acordo com o cronograma de atividades e temas propostos pelo responsável Coordenador, Major Dr. Julival Queiroz de Santana da Polícia Militar de Santa Catarina (Lotação: Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), atual Subcomandante do BPChoque, e especialidade funcional em Operações Armas e Táticas Especiais. A capacitação, desenvolvida em parceria com a FASC e Polícia Militar, teve a participação especial do Corpo de Bombeiros Voluntários de Florianópolis, SAMU de Palhoça, Corpo de Bombeiros Militares de Florianópolis, com foco no Tema: ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SITUAÇAO DE CRISE E ATENDIMENTO PRÉ HOSPITALAR. O evento considerado por todos, como extremamente exitoso, teve seus objetivos alcançados, contribuindo de forma significativa para o desenvolvimento de habilidades técnicas e de comportamento voltadas para a realização de atividades de atendimento pré-hospitalar em situações de crise, fomentando habilidades comportamentais nos discentes, para operarem em situação de crise, adversas e sobre pressão, despertando a autoestima e motivação individual e coletiva com foco em princípios ético-morais. Como estratégia do processo ensino aprendizagem, os militares utilizaram o método de ensino interativo com ênfase nas três dimensões do Saber (saber ser, saber saber e saber fazer, que têm como base o Construtivismo (Aprender Fazendo) contribuindo com a formação e reflexão na ação. Os desafios apresentados no treinamento englobaram os seguintes aspectos: aliar conhecimentos teóricos aos práticos, desenvolver resiliência psicológica, executar atividade colaborativa em equipe, despertar a consciência da dimensão social, humana e cidadã do Profissional de Saúde.

Fotos Relacionadas

Seminário sobre Vivências do Estatuto da criança e do Adolescente e Conselho Tutelar

No dia 21 de agosto de 2013, os alunos da quinta e sexta fase do curso de Enfermagem da FASC foram contemplados com o evento: O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Conselho Tutelar . O evento contou com a presença de Neylen Bruggemann B. Junckes, com ampla experiências na área de violência contra a criança e adolescente e funcionária da Segurança Pública. A palestrante falou sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e o papel do Conselho Tutelar e da sociedade no cuidado com a criança e o adolescente. Discutiu-se sobre o adolescente em conflito com a lei, suas causas e consequências. Este projeto de Extensão, foi de iniciativa da Enfermeira Helen Bunn, professora da disciplina de Políticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. Esta disciplina tem um forte componente real, ou seja, prima por trazer as políticas atualmente vigentes no SUS, voltadas para este ciclo de vida. Uma dos legados deixados pela palestrante foi a possibilidade dos alunos refletirem sobre as polícias de saúde no país, ampliarem seu conhecimento e compreensão mais aprofundada dos discentes sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar trazendo uma visão teórico-prática das políticas públicas vigentes, complementando a disciplina de Políticas de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente. A professora utilizou de exemplos vivenciados ao longo de sua carreira e por meio da problematização manteve os alunos interessados e participando das contribuições de todos.

Fotos Relacionadas

Uma reflexão da Enfermagem sobre a Humanização do Parto

No dia 19 de agosto de 2013 as turmas da quinta e sexta fase do curso de Graduação em Enfermagem foram convidados pela professora Cristina Zeferino a assistirem ao documentário intitulado “O renascimento do parto”, como atividade complementar ao conteúdo ministrado por esta, na disciplina de Propedêutica do Cuidar da Saúde da Mulher. O documentário retrata a grave realidade mundial e, sobretudo a brasileira, com altos índices de cesarianas ou de intervenções desnecessárias e traumáticas em partos. A atividade oportunizou uma reflexão dos discentes e futuros profissionais sobre a importância de um atendimento humanizado e adequado por parte da equipe que assiste a gestante neste momento tão especial. O documentário de Eduardo Chauvet e Erica de Paula emocionou a todos com os diversos depoimentos e cenas mostrando a diferença da hospitalização do parto e do parto domiciliar, a falta de humanização em um parto cirúrgico e o que é possível contribuir com o parto normal, para que este ocorra de forma mais saudável, menos traumática e mais especial, centrando todo o momento na parturiente e na família e não no médico como tem ocorrido frequentemente. Trouxe depoimentos de pesquisadores, antropólogos, médicos obstetras, enfermeiras, doulas e mulheres que passaram por experiências fortes e marcantes, fazendo os alunos repensarem sobre a necessidade de tanta tecnologia que tem distanciado o lado humano do profissional no atendimento à saúde em diversos âmbitos.

“Para mudar o mundo é preciso primeiro mudar a forma de nascer” - Michel Odent

Fotos Relacionadas

Visita a Empresa INTELBRAS São José-SC

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendada uma visita, no dia 08 de agosto de 2013, aos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, na Empresa INTELBRAS, em São José/SC.

Iniciou-se tal visita às 08h20 horas, chegada a INTELBRAS, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais da Empresa INTELBRAS. Após, por volta das 08h40 horas, foi feita a visita aos setores da Empresa, apresentado os seguintes setores: Controladoria, Área Contábil, Área de Custos, Área Tributária. Além disso houve também a Apresentação Institucional da Empresa, Apresentação das Práticas de RH e Visita a fábrica para conhecer toda a parte de fabricação de produtos. Por derradeiro, às 12h00, houve o encerramento da visita, com fotos e distribuição de material aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

Visita dos acadêmicos da IESGF, as Empresas Bhoemia, Itaipava e Receita Federal, no Rio de Janeiro/RJ

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendada uma viagem e visita, nos dias 18, 19 e 20 de julho de 2013, exclusivamente aos acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, nas Empresas Itaipava; Bohemia, bem como Receita Federal do RJ.

- ITAIPAVA - Os alunos acompanharam um vídeo, com a história do grupo empresarial, desde o inicio até os dias atuais. Foi comentado acerca dos números da produção, filosofia da Empresa, pesquisa mercadológica que a empresa realiza, entre outros. Após, foi mostrado aos alunos toda linha de produção e controle de qualidade, conhecendo todo o processo de fabricação, matéria prima.

- BOHEMIA - É um centro de visitação diferente, todo tecnológico que conta a história da criação da cerveja desde antes de Cristo, até os dias atuais, mesclando com a história da Bohemia, primeira cerveja oficialmente criada no Brasil.

- RECEITA FEDERAL - Numa aula muito dinâmica, técnicos da Receita Federal, falaram sobre Impostos e tributos, e como eles são usados no Brasil, da importância de se pagar o imposto, mas de também fiscalizar seu uso correto. Falaram de contrabando de alguns produtos, e como eles prejudicam a saúde das pessoas, pois são de péssima qualidade, e também prejudicam a indústria nacional e gera desemprego. Mostraram vários exemplos de material falsificado e a péssima qualidade deles.

- PORTO DO RIO – Conheceu-se a área de exportação de ferro, a importação de trigo e de papel imprensa. Depois, os alunos foram conhecer a área de importação/exportação de veículos e, em seguida área de containers, entrada e saída de produtos. Aprendeu-se como importar e exportar, bem como sobre controle de containers, nos portos.
Por ultimo, os acadêmicos aproveitaram para conhecer as belezas do Rio de Janeiro e de Petrópolis.

Fotos Relacionadas

Capacitação para os alunos do curso de Enfermagem

No dia 2 de Julho de 2013, a Coordenadora do Curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Catatina (FASC), Enf. Drª Eliani Costa e a Assistente de Direção, Alessandra, estiveram reunidas com o Major Julival Queiroz de Santana da Polícia Militar de Santa Catarina do Batalhão de  Polícia de Choque (BPCHOQUE), Sargento Duarte e bombeiros voluntários, com o objetivo de programar uma capacitação para os alunos do curso de enfermagem. O evento denominado ATENDIMENTO DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA EM SITUAÇAO DE CRISE, acontecerá na sede de treinamento da Polícia Militar, no Bairro Rio Vermelho, no segundo semestre de 2013, e será ministrado por policias militares em parceria com a FASC. A pedagogia proposta pelo Major Julival Queiros de Santana, é o método de ensino interativo com ênfase nas três dimensões do Saber: saber ser, saber saber e saber fazer, que têm como base o Construtivismo (Aprender Fazendo) contribuindo com sua formação. Os desafios apresentados no treinamento englobam os seguintes aspectos: Aliar conhecimentos teóricos aos práticos, desenvolver resiliência psicológica, executar atividade colaborativa em equipe, despertar a consciência da dimensão social, humana e cidadã do Profissional de Saúde.

Fotos Relacionadas

Programa Multa Solidária

"A Biblioteca informa que a partir do dia 08 de julho de 2013 as doações aceitas para o Programa Multa Solidária serão de brinquedos. Consulte a tabela de abonos na página da Biblioteca."


Exposição de Trabalhos Realizados na Disciplina Metodologia de Reprocessamento de Artigos Hospitalares.

Dos dias 03 a 07 de Junho de 2013, no horário das 18 às 22:20 hs, no hall da faculdade, os alunos do curso de Enfermagem e toda a comunidade Acadêmica da FASC, puderam prestigiar a Exposição de trabalhos realizados ,pelos acadêmicos do 1º e 3º período do curso, cujo tema foi : “Compreendendo o fluxo dos materiais a serem processados na central de material esterilizado”. A disciplina de Metodologia de Reprocessamento de Artigos Hospitalares (MRAH) ministrada pela professora Dr. Daniela Balz Hara propôs aos alunos a estruturação de uma Central de Material Esterilizado (CME).

O objetivo do trabalho foi colocar os alunos em atividade prática para o entendimento e conhecimento dos materiais (materiais cirúrgicos e afins) do fluxo dos materiais que são reprocessados em unidades de saúde, limpeza, preparo e esterilização, bem como, o estudo de materiais que envolvem o planejamento, a construção e a reforma de um CME.

Nessa atividade os alunos contaram com a experiência da Prof. Dr. Daniela ,que como Enfermeira presta consultoria na área de reformas e adequações de CME e Centros Cirúrgicos e Laboratórios.

Fotos Relacionadas

Palestras no Auditório do CRC/SC

Foram realizadas no dia 05 de junho de 2013, das 19h20 às 22h00, no Auditório do Conselho Regional de Contabilidade deSanta Catarina, para os alunos do Curso de Ciências Contábeisduas palestras. A primeira, com o Sr. George Brich,Contabilista e Auditor, Gerente da Empresa KPMG, uma das quatro maiores multinacionais do mundo na área de Auditoria, Com o tema:A Auditoria, ferramenta indispensável para alcançar o sucesso profissional contábil.

Ele Abordou aspectos importantes de auditoria, de forma a proporcionar um parâmetro do que se espera de um moderno auditor interno e externo, bem como uma visão prática dos requisitos indispensáveis para o acompanhamento e transparência da aplicação de recursos nos setores públicos e privados.

Já a segunda palestra, com o Empresário e Contador José Carlos da Silva, proprietário de um dos maiores Escritórios Contábeis da Grande Florianópolis, aORSITEC, o tema foi sobre Contador, profissão de sucesso. Destacou que poucas profissões proporcionam tantas possibilidades de atuação profissional quanto à de contabilidade. A amplitude do mercado de trabalho para o profissional da área contábil vem aumentando dia após dia, pois as organizações e seus gestores – tanto do setor privado quanto do setor público – estão percebendo que a informação contábil constitui-se em fator fundamental para o sucesso na gestão. O contador é o profissional formado, preparado e habilitado legalmente para gerar e interpretar as informações contábeis que darão suporte ao processo de gestão e as tomadas de decisões no ambiente organizacional.

Fotos Relacionadas

Acadêmicas de Enfermagem da FASC entrevistam Presidente Coren/SC

As dúvidas que muitos estudantes e profissionais de Enfermagem têm sobre as atribuições das entidades representativas da Enfermagem, sobre o pagamento das anuidades ao Coren/SC e ações pela valorização da profissão foram esclarecidas pela Presidente do Coren/SC, Enfermeira Dra. Felipa Amadigi, na manhã de quarta-feira (29 de maio de 2013) em entrevista concedida às acadêmicas da 3ª fase do curso de Enfermagem da Faculdade de Santa Catarina (FASC).

Confira a reportagem em: COREN/SC


A Biologia Celular como Base dos Processos Patológicos e Terapêuticos

Nos dias 18 e 25 de maio de 2013, das 9 às 13 horas, os alunos de todas as fases de curso de Enfermagem da FASC, em especial os alunos da primeira fase participaram de um nivelamento didático pedagógico da disciplina de Biologia. O evento teve como objetivo aprofundar e sedimentar o conhecimento básico dos participantes em Biologia Celular, embriologia e histologia e sua relação com as doenças e terapias implementadas, além de complementar as disciplinas curriculares ministradas na forma presencial, e em especial as ministradas a distancia. A atividade foi desenvolvida pela Prof. Dra. Luciane Pereira Nascimento Hackel. Os alunos receberam informações relevantes para a prática profissional por meio revisão da disciplina de Biologia tendo em vista a dificuldade relatada dos alunos em sua compreensão e da importância deste conhecimento como base estrutural das demais disciplinas do curso, contribuir para o conhecimento e compreensão mais aprofundada dos discentes sobre o conteúdo especificam majorando esta perspectiva para as outras disciplinas que tem por base o desenvolvimento celular, além de minimizar as deficiências de aprendizagem deste complexo conteúdo e sanar as dificuldades apresentadas pelos alunos .

O evento contou com a presença de 35 alunos, em especial os alunos da primeira e segunda fase.


Comemoração da Semana da Enfermagem Brasileira 2013

De 12 a 20 de maio de 2013, os alunos do curso de Enfermagem da FASC, comemoraram a tradicional Semana da Enfermagem Brasileira. O Evento tem por objetivo divulgar e comemorar a Enfermagem no país, sua história e promover um encontro sócio cultural entre profissionais, docentes da área e discentes de diferentes fases do curso. As atividades aconteceram durante toda a semana e incluíram:

  • Visita dos alunos à Base de Serviço do SAMU, acompanhados pela Profª. Enfª. Wanusa Amante. A atividade foi oferecida por meio de uma parceria entre os profissionais da saúde da Prefeitura Municipal de São José (PMSJ), Faculdade de Santa Catarina (FASC) e SAMU de São José. Os alunos foram recepcionados por uma equipe do SAMU que realizou um Workshop sobre o trabalho de resgate e atendimento pré-hospitalar.
  • Visita a várias instituições de saúde e escolas dos municípios da Grande Florianópolis, com o objetivo de divulgar a Semana da Enfermagem Brasileira.
  • Ciclo de palestras para professores, alunos e convidados. Os temas abordados foram: “A Fisiologia do Amor” (palestrante Biólogo Prof. Dr. Nelson de Mello),“A Ética na Saúde”, “A História da Enfermagem através dos Uniformes”, com desfile e apresentação de Trajes de Enfermagem ao longo da História (palestrante Profª. Drª. Eliani Costa)
  • Durante toda a semana de comemorações, os alunos e professores apresentaram, no Hall da FASC, exposição de trabalhos realizados em diversas disciplinas. Um dos pontos altos da exposição foi a divulgação dos ensaios clínicos realizados em diversas Instituições de Saúde, pelos alunos do curso, demonstrando um pouco do que vivenciaram, fizeram e aprenderam com a experiência.
Fotos Relacionadas

Visita Técnica ao Complexo Penitenciário Estadual

Na data de 19 de maio de 2013 os alunos do curso de Direito, visitaram o sistema prisional de Santa Catarina, acompanhados do professor Marcelo Pertille, puderam conhecer as dependências e os procedimentos adotados no sistema prisional. Assim, alem de conhecimento prático, puderam vivenciar o dia a dia no local, verificando a aplicabilidade da lei penal efetivamente.

Fotos Relacionadas

Palestra: A Economia Brasileira: juros, inflação, câmbio e bolsa de valores.

Foi realizada no dia 13 de maio de 2013, das 08h20 às 09h40 minutos, para os alunos (as) da primeira fase, do Curso de Direito, da Faculdade de Santa Catarina - FASC, palestra com o Prof. Luiz Eduardo Nunes.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional do Direito conhecer como funciona a Economia brasileira, bem como a taxa de juros, a inflação, cambio e bolsa de valores. Mencionou que a Economia trabalha com ciclos e tendências, bem como relatou que os economistas trabalham com previsões, acerca do cenário econômico financeiro.

Por derradeiro, mencionou que é indispensável o futuro Advogado ter conhecimento geral e abrangente do mercado nacional e internacional, considerando que as alterações ocorridas nesses, influenciam diretamente na prática do trabalho do operador do Direito.

Fotos Relacionadas

Visita ao Conselho Regional de Contabilidade.

Os alunos do 2º e 3º semestre do curso de Ciências Contábeis da FASC realizaram no dia 10 de maio de 2013 uma visita ao Conselho Regional de Contabilidade – CRC/SC.

A recepção aos discentes ocorreu por parte da Coordenação de Curso, pelo Prof. Luiz Carlos Cavalheiro, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Foi realizada a visita aos setores do CRC/SC pelo Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Cláudio, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. Logo após foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pelo Conselheiro e contador Prof. Lindomar Fabro.

Fotos Relacionadas

Debate Sobre o Sistema Prisional Catarinense

Foi realizado na data de 09 de maio de 2013 o evento - DEBATE DO SISTEMA PRISIONAL CATARINENSE, foi realizada palestra e mesa de debates com a presença do Dr. Alexandre Takaschima, Juiz Corregedor do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Renato Boabaid, vice presidente da Associação dos Advogados Criminalista, Fabio Baretta, Membro da Comissão de Assuntos Prisionais da OAB/SC. O evento foi aberto pelo coordenador do curso de Direito Prof. Daniel Krause, que passou a direção dos trabalhos aos professores Marcelo Cesar Bauer Pertille E Sergio Ricardo Fernandes de Aquino.

O objetivo do evento foi promover e possibilitar a interação com membros da Magistratura Catarinense, e, especial o Corregedor Geral do TJSC, OAB e Associação dos advogados Criminalistas, e neste diapasão, possibilitar a discussão aguçando o debate e a discussão com outros pontos de vista, proporcionando assim, conhecimento prático aos acadêmicos nas matérias correlatas de Direito Penal, Processo Penal Constitucional, Direitos Humanos e Direitos Fundamentais.

Fotos Relacionadas

Elaborando e auxiliando preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2013

No dia 25 de Abril de 2013, ocorreu nas dependências da Faculdade De Santa Catarina - FASC, o projeto de extensão: Elaborando e auxiliando Preenchimento da Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física 2013. O Contador e Professor Luiz Antonio Costa, auxiliou Docentes e Discentes nas dúvidas e no ajuste da Declaração de Imposto de Renda.

Fotos Relacionadas

Projeto Artístico e Cultural

Iniciou-se no dia 15 de abril de 2013, das 20h20 às 20h50 minutos,ProjetoArtístico e Cultural da FASC– música ao vivo, com o objetivo de recepcionar os Acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis.Será realizado tal evento todo mês, na segunda quinzena de cada mês, na primeira segunda feira, no horário: das 20h20 às 20h50 minutos.

Fotos Relacionadas

Palestra com Egresso do curso de Direito

Na data de 22 de março de 2013, realizou-se no Curso de Direito da FASC, a palestra intitulada: As Carreiras Jurídicas e o exercício profissional na visão de um egresso, onde o palestrante José Paulo de Barros Santos, técnico em contabilidade, Bacharel em Direito pela IES, Advogado militante inscrito na OAB/SC, membro da comissão de fiscalização de exercício profissional da Seccional da OAB/SC em São José/SC, proferiu palestra, destacando entre outros pontos, a trajetória acadêmica dos estudantes de Direito, o Exame de Ordem, as dificuldades da carreira, o mercado de trabalho, as perspectivas de um bacharel, e a atividade fiscalizatória do exercício profissional.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre Carreira Diplomática

No dia 16 de março de 2013, realizou-se na Faculdade de Santa Catarina, palestra com o Tema as Relações Internacionais e a Carreira Diplomática, onde a palestrante Sra. Angelica de Cassia P. Ambrosini, Diplomata Brasileira, atualmente em exercício na Embaixada Brasileira no Canadá, pode exteriorizar aos acadêmicos do Curso de Direito o funcionamento Consular e Diplomático Brasileiro, suas atribuições, competências, prerrogativas e funções dentro âmbito jurídico, social e Internacional. Bem como suas funções, atribuições, requisitos de ingresso, bem como as questões no âmbito das Relações Internacionais. Proporcionando assim, conhecimento prático aos acadêmicos nas matérias correlatas de Direito Penal, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Processual Civil e Penal, Direito Internacional bem como a disciplina de Instituições Judiciárias.


Palestra com Dr. Henrique Moritz

No dia 22 de março de 2013 realizou-se na Instituição palestra com o Dr. HENRIQUE MORITZ, ouvidor geral da OAB/SC, atualmente é chefe do Setor de fiscalização e membro do Tribunal de Ética Disciplinar da Seccional da Ordem dos Advogados de Santa Catarina. Na palestra, focou-se as atividades desenvolvidas pela OAB/SC, questões deontológicas disciplinares no exercício da advocacia e procedimentos do Tribunal Ético.

Fotos Relacionadas

Palestra sobre o tema Processo Legislativo e Controle de Constitucionalidade

Realizou-se na data de 12 de março de 2013 palestra sobre o tema Processo Legislativo e Controle de Constitucionalidade, aos alunos do curso de Direito, proferida pelo professor Pedro Augusto Schmidt de Carvalho Junior. O evento visou estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos bacharéis em Direito, ligadas à capacidade de pesquisa, possibilitando aos acadêmicos conhecer a estrutura dos procedimentos de elaboração de normas legislativas, projetos de lei, bem como o controle externo do Controle de Constitucionalidade.

Fotos Relacionadas

Seminário Saúde da Mulher

No dia 07 março de 2013, das 18h25min às 21h20min - nas dependências da FASC- CAMPUS I, os alunos da quarta e quinta fases do Curso de Enfermagem, coordenados pela Professora da Disciplina de Propedêutica do Cuidado de Saúde da Mulher, Prof. Enfª Esp Cristina Zeferino, deram início a um ciclo de atividades, como parte de um projeto denominado “Saúde da Mulher” em comemoração ao Dia Internacional da Mulher.
As atividades desenvolvidas pelos alunos e supervisionadas pela professora incluíram verificação de Pressão Arterial, Glicemia Capilar, calculo de IMC, pesquisa sobre adesão ao autoexame de mamas e colpocitológico oncótico de mulheres que frequentam ou que estejam visitando o Campus da FASC.
Tal seminário terá continuidade durante o mês de março, em que as doenças que acometem mulheres são temas de campanha de prevenção. Nos dias 12 e 14 de março, durante o período de aula da disciplina os alunos realizaram a análise da coleta de dados (pesquisa) e organização e elaboração de banners e folders para divulgação de informações sobre a saúde da mulher ao público atendido.

Como atividade final do Seminário, no dia 21 de março no horário das 18h25min às 21h20min, no CAMPUS I da FASC, ocorreu apresentação dos resultados ao público presente através de exposição de banners e distribuição de folders informativos.
Fotos Relacionadas

Capacitação sobre a sistematização da assistência de enfermagem e sistema Nanda de diagnóstico.

Nos dias 28 de fevereiro e 02 de março de 2013, as professoras enfermeiras do curso de Enfermagem da FASC realizaram uma capacitação com o objetivo de se atualizarem sobre o processo de enfermagem.
A Sistematização da assistência de Enfermagem (SAE) é uma atividade privativa do enfermeiro que norteia as atividades de toda a equipe de Enfermagem. A SAE é a organização e execução do processo de Enfermagem, de acordo com a Lei 7498 de 25/06/86 (Lei do Exercício Profissional).
A SAE foi desenvolvida como método específico para aplicação da abordagem cientifica ou da solução de problemas na prática, sendo que para a sua aplicação os enfermeiros (e consequentemente discentes e docentes) precisam dominar este conhecimento.

A capacitação foi brilhantemente ministrada pela Dra. Enf. Maritê Argenta que vem se dedicando a este tema.
Fotos Relacionadas

Ensaio Clínico

Desde o inicio do primeiro semestre letivo de 2013, os alunos do curso de enfermagem iniciaram um ciclo de visitas em instituições de saúde (públicas e privadas), com o objetivo de realizarem o primeiro contato com a realidade de saúde. Em pequenos grupos, de até no máximo 4 alunos, e acompanhados por professores do curso de enfermagem, foi estabelecida a estratégia denominada “Ensaio Clínico”. Nesta modalidade, os alunos observam, sobre a orientação dos professores de um profissional do campo, toda a dinâmica do cotidiano assistencial de cada local. Desta forma, os alunos começam a estabelecer a correlação da teoria com a prática, desenvolvem o senso de observação crítica e conseguem abstrair a realidade, estando melhor preparados para as etapas curriculares posteriores, como por exemplo o estágio obrigatório.

Agradecemos a disponibilidade dos Gestores e profissionais da Secretaria de Saúde do Município de São José, Asilo Arte de Viver (São José), Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina na recepção de nossos alunos e professores e oportunizando os locais para os futuros profissionais.

Fotos Relacionadas

Natal Solidário 2012

Foi realizada no dia 18 de dezembro de 2012, a entrega dos brinquedos arrecadados no programa Multa Solidária em parceria com o projeto Natal Solidário. A entidade beneficiada foi a Irmandade do Divino Espírito Santo – PROMENOR, a qual atende mais de 1100 crianças e adolescentes de famílias em situação de exclusão da Grande Florianópolis. A Irmandade tem como missão atuar na assistência e formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, visando promover a cidadania e o desenvolvimento social.

Fotos Relacionadas

Capacitação Estomoterapia

No segundo semestre de 2012, os alunos do Curso de enfermagem da FASC receberam um curso de 4 horas de duração sobre estomas. A palavra estoma significa “abertura, boca”. Existem estomas gástricos (gastrostomia) e intestinais (ileostomies, colostomias, e anastomoses intestinais) que possibilitam a alimentação/eliminação de substâncias para dentro e fora do tubo digestivo. Estas técnicas/dispositivos conseguem garantir a vida das pessoas portadores de diversificadas doenças em que o transito digestivo tenha sido prejudicado. O curso foi ministrado pela Professora Enfermeira Carla Trentin da Coloplast, empresa especialista na produção destes dispositivos.

Fotos Relacionadas

Júri Simulado

No dia 01 de dezembro de 2012, foi realizado na Instituição, Projeto de Extensão de Júri Simulado do Curso de Direito, onde os acadêmicos puderam aplicar na prática a teoria ensinada nas salas de aula. A atividade foi desenvolvida pelos alunos e supervisionada pelos professores Marcelo Pertille e Luciano Zanetti, das Disciplinas de Direito Penal e Processo Penal.

Fotos Relacionadas

Visita a Superintendência da Policia Federal/SC

No dia 17 de maio de 2012, os acadêmicos do Curso de Direito da FASC, acompanhados pelos professores Marcelo Cesar Bauer Pertille e Rafael Cunha Garcia, efetuaram visita a Superintendência da Policia Federal em Santa Catarina. Sempre muito bem recepcionados pela Equipe da Policia Federal, assistiram a uma palestra institucional, conheceram as dependências, estandes de tiro, e puderam verificar de perto os procedimentos adotados.

Fotos Relacionadas

2ª Semana do Livro e da Biblioteca

A 2ª Semana do Livro e da Biblioteca, que ocorreu entre os dias 22 e 26 de outubro de 2012, contou com diversas atividades espalhadas nos campi da faculdade. Os alunos puderam prestigiar palestras, encontro com o autor,apresentação de stand up com o manezinho Darci, violão acústico, e ainda foram premiados os 3 leitores mais assíduos nas bibliotecas.

1° lugar: Alessandro Schmidt (Ciência da Computação - IES)
2° lugar: Belisa da Luz Santos (Direito – IES)
3° lugar: Guilherme Bernardes (Direito - FASC)

Fotos Relacionadas

II Ciclo de Integração, dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito

Realizou-se, no dia 17 de setembro de 2012, o II Ciclo de Integração, dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito, com o objetivo dereciclare promover a cultura e integração dos discentes e docentes, dos Cursos em epígrafe, estimulando os acadêmicos, no uso de habilidades essenciais, aos contadores e juristas, na atualização das normas, ligadas inclusive à capacidade de pesquisa, possibilitando, assim, aos acadêmicos e professores, um espaço próprio, para o fomento e formação ao senso crítico, debate e a integração, tendo em vista que a transmissão do conhecimento não se dá somente em sala de aula, mas também através de ciclos de palestras, de integração, colóquios, congressos, entre outros. Houve uma ótima participação dos alunos, que compareceram ao evento.
A Programação do evento foi a seguinte:

19h05 às 19h15min– Formação e composição da mesa de abertura do evento, sendo composta peloDiretor da Instituição, Prof. Samir Saliba Murad;representando o Exmo. Senhor Prefeito Municipal de São José, Secretário da Educação, Domingos Bergamin, Coordenadora Pedagógica, Profa. Janaina Rodrigues Scheffer, Coordenadores dos Cursos deCiências Contábeis e Direito, Professores Ricardo Espindola e Daniel Krause.

19h20min – Palestraproferida pelo Empresário Contábil, ContadorSérgio Faraco, com o tema: As Expectativas da Profissão Contábil;

20h20-20h40 – mesa de debate

20h50min - Palestraproferida pelo Advogado e Professor Alexsander Luckmann Gerent, com o tema: "O DireitoTrabalhista e a necessidade do trabalho em conjuntocom o contador".

21h20-21h50 – mesa de debate

22h00 – Encerramento das atividades.

Por derradeiro, houve uma ótima participação dos alunos, que compareceram ao evento.

Fotos Relacionadas

Alunos de Contábeis visitam a Intelbras

Foi elaborado Projeto de Extensão, pela Coordenação de Curso de Ciências Contábeis, onde os acadêmicos (as) do 1º e 2º semestre turno matutino, visitaram no dia 14 de setembro de 2012 a Empresa INTELBRAS, em São José/SC, compareceram 55 acadêmicos (as) a tal evento.

Iniciou-se a visita às 08h20 horas, chegada a INTELBRAS, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais da Empresa INTELBRAS. Após, por volta das 08h40 minutos, foi feita a visita aos setores da Empresa, apresentado os seguintes setores: Controladoria, Área Contábil, Área De Custos, Área Tributária. Na agenda da visita houve também: Apresentação Institucional da empresa; Apresentação das práticas de RH e visita a fábrica, para conhecer toda a parte da fabricação dos produtos.

Por derradeiro, às 12h15 minutos, houve o encerramento da visita, com fotos e distribuição de material aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

Palestra: A Enfermagem e o Sistema Único de Saúde (SUS)

No dia 5 de setembro de 2012, com o intuito de aprofundar o conhecimento e importância do SUS, os alunos do curso de enfermagem da FASC tiveram a oportunidade de participar de um seminário ministrado por uma especialista no assunto, Enfermeira Dra. Rosani Ramos Machado. O evento teve como foco o conhecimento da trajetória, princípios, funcionamento, gestão do sistema de saúde, no estado de Santa Catarina. Contribuindo com a ampliação do conhecimento e formação de massa crítica dos discentes para atuar no setor saúde, e também ampliação do conhecimento e compreensão dos conceitos sobre políticas e sistemas de saúde com foco na realidade brasileira em sua trajetória histórica e suas características atuais.

Participaram do evento todos os alunos da primeira a quarta fase além dos docentes do curso.

Fotos Relacionadas

Palestra para Alunos de Direito

No dia 16 de agosto de 2012 realizou-se aula magna com a presença do palestrante Alexandre Moraes da Rosa, Doutor em Direito (UFPR), com estágio de pós doutoramento em Direito (Faculdade de Direito de Coimbra e UNISINOS). Mestre em Direito (UFSC). Professor Adjunto de Processo Penal e do CPGD (mestrado) da UFSC. Juiz de Direito (TJSC).Coordena o Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro (cnpq), escritor de várias obras. O evento foi realizado no salão do Tribunal do Júri do Fórum da Comarca de São José, a palestra teve como tema Segurança Pública e Monitoramento Eletrônico, após a palestra houve mesa de debates e abertura aos acadêmicos para questionamentos.

Fotos Relacionadas

Lançamento do Livro monitoramento eletrônico – Curso de Direito

No dia 16 de agosto de 2012 realizou-se lançamento do Livro monitoramento eletrônico com cessão de autógrafos do Escritor Alexandre Moraes da Rosa, Doutor em Direito (UFPR), com estágio de pós doutoramento em Direito (Faculdade de Direito de Coimbra e UNISINOS). Mestre em Direito (UFSC). Professor Adjunto de Processo Penal e do CPGD (mestrado) da UFSC. Juiz de Direito (TJSC).Coordena o Grupo de Pesquisa Judiciário do Futuro (cnpq), escritor de várias obras.

Fotos Relacionadas

10º ECECON - Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis

Foi realizado nos dias 03 a 06 de agosto de 2012, o 10o. Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC,que houve inscrições de 1.186 acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis do Estado de SC. O Coordenador do Curso de Ciências Contábeis,Prof. Ricardo Espíndola, representou a FASC no referido evento científico,em que foium dos organizadores do evento. No primeiro dia de palestras,fez parte da mesa de abertura de referida solenidade.Já no segundo dia, o Coordenador e Professor da FASC,fez parte da mesa, como moderador, do painelContabilidade Tributária e Crescimento Econômico, das palestras:"Os desafios da implementação das normas internacionais, aplicadas ao setor público", sendo palestrante a Prof.ª Dra. Sônia Maria da Silva Gomes, Professora e Coordenadora do Programa de Mestrado, do Curso de Ciências Contábeis, da Universidade Federal da Bahia. No final das referidas palestras, o Prof. Ricardo Espíndola entregou certificado e uma lembrançaa palestrante.

Fotos Relacionadas

Visita ao Conselho Regional de Contabilidade CRC/SC

Os acadêmicos (as) do segundo semestre 2012.2 da Faculdade de Santa Catarina, do Curso de Ciências Contábeis, realizaram uma visita ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC. onde 41 acadêmicos (as) compareceram a tal evento.
Na chegada ao CRC/SC, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso e pelo Prof. Luiz Carlos Cavalheiro, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Após, foi feita a visita aos setores do CRC/SC pelo Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Odir, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento.

Posteriormente às 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira e contadora Rúbia Magalhães. Por derradeiro, às 12h20 minutos houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.
Fotos Relacionadas

Ciclo de Palestra de Biologia

Durante o primeiro semestre de 2012 foi realizado um ciclo de palestras com o Biólogo Professor Lucas de Braba, afim de oferecer suporte pedagógico, tanto aos alunos do curso de enfermagem, que cursam esta disciplina na modalidade à distância ou presencial, como para os que ficaram em dependência nesta disciplina.
A experiência mostrou-se positiva se constituindo em uma modalidade de reforço pedagógico.

Fotos Relacionadas

Semana da Enfermagem

Tradicionalmente, no período de 12 a 20 de maio de 2012, profissionais, alunos, e entidades de classe representativas da enfermagem, comemoram a Semana da Enfermagem Brasileira. Neste contexto, os professores e alunos do Curso de Enfermagem da FASC realizaram uma série de atividades científicas, integrando a comunidade escolar e o público em geral.
A coordenadora do curso de enfermagem, Enfermeira Dra. Eliani Costa, estabeleceu um cronograma de atividades incluindo palestras, exposição de filme, desfile de modelos de uniformes de enfermeiras através do tempo, exposição de trabalhos realizados pelos alunos em diversas disciplinas, ciclo de palestras realizadas pelos próprios alunos, em diversas instituições de ensino e locais de trabalho, além de promoverem uma ação comunitária aos clientes do Supermercado Giassi, em Campinas (SJ), com a verificação de pressão arterial e distribuição de folders, para prevenção de diversas doenças.
As palestras tiveram como objetivo divulgar a história da enfermagem, bem como, orientar como se dá a formação acadêmica do enfermeiro e suas perspectivas de trabalho, no cenário nacional e internacional, procurando despertar o interesse de alunos para a profissão.
As instituições que receberam os alunos para o desenvolvimento das palestras foram: Escola Técnica Pró-Saúde, Empresa Impacto Tecnologias Gerenciais em Saúde, Escola Gentil Matias, Escola Técnica Advance, Clinica Safe Cirúrgico Sociedade Simples, em Florianópolis. Escola de Educação Básica Manoel Vicente Gomes, em Major Gercino, Clínica Ciência, Medicina Diagnóstica em Palhoça e Centro Educacional em Saúde-Garra, em Laguna. Os alunos da FASC foram ouvidos por mais de 500 pessoas. Os mesmos apresentaram à Coordenadora do Curso, Enfermeira Dra. Eliani Costa um Relatório da atividade como exigência parcial da Atividade Prática Supervisionada (APS), incorporando o conhecimento das disciplinas em curso nas diversas fases.
Destaca-se o engajamento dos alunos e aceitação da proposta de todos os participantes, considerando o momento como uma oportunidade genuína de construção e compartilhamento de saberes aprendido no meio acadêmico. Parabéns a todos!

Palestras ministradas pelos alunos em escolas e instituições de saúde

Fotos Relacionadas

Apresentação dos trabalhos na FASC

Fotos Relacionadas

Exposição de trabalhos e verificação de sinais vitais no Supermercado Giassi/Campinas

Fotos Relacionadas

Palestra: Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente

Foi realizado no dia 14 de maio de 2012, no campus I , para os alunos (as) da 6ª. e 7ª. Fases, da Faculdade de Santa Catarina – FASC, palestra com o Professor Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, sobre o tema Desenvolvimento Sustentável e o Meio Ambiente, mostrando aos acadêmicos, o grande problema do mundo atual, pelos escassos recursos da natureza, em contrapartida às necessidades cada vez mais crescente da humanidade, devido ao aumento da população e a mudança dos hábitos de consumo.

Apresentou que os custos para preservação do meio ambiente, com a implantação de saneamento básico, são quatro vezes menores do que os custos gastos com a recuperação da saúde humana, decorrente da falta de saneamento.

O homem é o principal causador da sua própria destruição e somente com a educação e atitudes, além de investimentos, poderá ser salvo o planeta. Por derradeiro, enfatizou a necessidade da conscientização urgente da sociedade, para que possa ser preservado o habitat para as futuras gerações.

Fotos Relacionadas

Exposição de Trabalhos – Curso de Enfermagem

Nos dias 24 a 31 de maio de 2012, a comunidade acadêmica pode prestigiar a exposição de trabalhos do Curso de Enfermagem da disciplina de Métodos de Reprocessamento de Artigos Hospitalares. Os alunos sob orientação da professora Daniela Balz Hara pesquisaram o fluxo dos materiais dentro de uma Central de Material Esterilizado (CME) e construíram vários projetos com planta baixa de CMEs demonstrando como se dá o fluxo de materiais hospitalares neste setor.

Fotos Relacionadas

Alunos de Contábeis visitam a Orionópolis

Foi realizado pelos acadêmicos do 1º semestre de 2012, curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Santa Catarina – FASC, projeto intitulado “Responsabilidade e Ação Social: a integração da Instituição com a Comunidade”, realizada no dia 03 de junho de 2012, as 14h00, no Lar Orionópolis, em São José. O objetivo do Projeto é contribuir com a inclusão social e integrar a Instituição e os Acadêmicos com a Comunidade, através de um café solidário, repassando na oportunidade alguns cobertores, alimentos, produtos de higiene doados pelos alunos e comunidade, demonstrando a importância da participação do corpo discente e docente no processo de responsabilidade social.

Fotos Relacionadas

Palestra: Perspectivas da Profissão Contábil, Novos Rumos e o Sped Contábil

Foi realizada no dia 10 de maio de 2012, no campus I, para os alunos (as) da primeira fase, turma P e Q e no campus III, para os alunos (as) da segunda fase, turma P e Q, da Faculdade de Santa Catarina – FASC - palestra com o empresário contábil e Presidente do CRC/SC, Adilson Cordeiro.

O palestrante iniciou sua palestra enfatizando a importância do profissional contábil para a Empresa, Estado e Sociedade, bem como as perspectivas da profissão contábil e os novos rumos da Contabilidade, através das mudanças com o Sped Contábil (Escrituração Digital), as Normas Internacionais, notas fiscais eletrônicas, entre outras alterações na área contábil.

Por derradeiro, mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.

Fotos Relacionadas

A Profissão do Futuro: ser contabilista

Foi realizado no dia 03 de maio de 2012, no campus I, para os alunos do Curso de Ciências Contábeisda Faculdade de Santa Catarina - FASC , palestra com o Professor e Consultor contábil Alex Charles da Silva Aguiar, com o tema: A Profissão do Futuro - ser contabilista.

O palestrante comentou sobre a importância e o papel do Contador para a sociedade e empresas. Com pouca procura, há algum tempo sobravam vagas nas faculdades de contabilidade. Atualmente, a realidade é outra. Os profissionais da contabilidade estão se tornando peças-chave no mercado competitivo e a profissão de contabilista torna-se uma das mais promissoras e atraentes. Desde o início do ano passado, passou a ter duas contabilidades: uma estritamente fiscal (para apurar os tributos devidos ao Fisco), e outra, de natureza econômica (para apurar lucros e dividendos devidos aos investidores).

Fotos Relacionadas

Palestra: Suporte Básico de Vida e a Experiência do Samu

No dia 23 de abril de 2012, os alunos da primeira fase do curso de Enfermagem tiveram a oportunidade de assistirem uma palestra com a Enfermeira Eliane Vicente do SAMU de Florianópolis, como atividade complementar da aula de suporte básico de vida. A experiência da enfermeira e conhecimento sobre o serviço de urgência e emergência do SAMU foi de fundamental importância para a compreensão e fixação dos conteúdo ministrado na disciplina.

Fotos Relacionadas

Programa Contadores em Ação: Como elaborar Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física.

Foi realizado no dia 18 de abril de 2012 o Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

O público alvo foram os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis. O objetivo do referido projeto e programa é ensinar a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do Curso de Contábeis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física, possibilitando assim, Instituição, docentes, alunos, uma integração e oportunizar ao corpo discente a realização de atividades complementares.

O referido projeto contou com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina.

Os Autores do Projeto de Integração foram: Prof. Luiz Ricardo Espíndola Coordenador do Curso e Prof. Luiz Antônio Costa, com o apoio do Prof. Éderson Carlo Firmino.

Fotos Relacionadas

Dia do Contador

Palestra: Custos Ambientais

Foi realizado no dia 24 de abril de 2012, no campus I e III, para os alunos (as) da primeira fase, turmas P e Q,da Faculdade de Santa Catarina - FASC – período noturno e matutino,palestra com o Professor Luiz Carlos Marinho Cavalheiro, sobre o tema Custo Empresarial, mostrando aos acadêmicos, o grande problema do mundo atual, pelos escassos recursos da natureza, em contrapartida às necessidades cada vez mais crescente da humanidade, devido ao aumento da população e a mudança dos hábitos de consumo. Apresentou que os custos para preservação do meio ambiente, coma implantação de saneamento básico, são quatro vezes menores do que os custos gastos com a recuperação da saúde humana, decorrente da falta de saneamento. O homem é o principal causador da sua própria destruição e somente com a educação e atitudes, além de investimentos, poderá ser salvo o planeta. Por derradeiro, enfatizou a necessidade da conscientização urgente da sociedade, para que possa ser preservado o habitat para as futuras gerações.

Fotos Relacionadas

Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

Síntese

Foi realizado nos dias 11 e 12 de abril de 2012, no campus III, do Curso de Ciências Contábeis e campus II, do Curso de Direito, no horário das 17h00 às 20h20min, supervisionado pelos Coordenadores de Curso, Prof. Ricardo Espíndola, Ciências Contábeis, Prof. Daniel Krause, coordenador do curso de Direito, bem como pelo Prof. Luiz Antônio Costa, docente do curso de Ciências Contábeis, autores do Projeto de Integração, com o tema: Programa Contadores em Ação: Como elaborar declaração de imposto de renda pessoa física.

O público alvo foi a Comunidade da Grande Florianópolis e os discentes dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis (IESGF) e Faculdade de Santa Catarina (FASC).

O objetivo do referido projeto e programa foi ensinar a população da Grande Florianópolis a declarar e saber elaborar seu formulário de Imposto de Renda pessoa física. Promover a cultura e integração dos discentes do curso de Direito e Contábeis e a comunidade da Grande Florianópolis, estimular os acadêmicos ao uso de habilidades essenciais aos juristas e contadores, na elaboração do formulário de Imposto de Renda de Pessoa Física. O referido projeto contou com o apoio do Núcleo de Contadores em Gestão Empresarial (NUCONT) e Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. Os professores Éderson Carlo Firmino e Alex Charles Aguiar também participaram do evento.

O projeto teve continuidade de atendimento ao público pelos alunos e contadores no dia 13 de abril de 2012, das 9h às 17h, no calçadão do Kobrasol, enfrente ao Banco do Brasil, em São José/SC.

Fotos Relacionadas

Projeto Cidadania: Visita ao Asilo dos Velhinhos do Lar de Zulma

Foi realizado na data de 22 de março de 2012, projeto de Cidadania com visita, aconselhamento e café colonial no Asilo dos Velhinhos do Lar de Zulma, o evento foi capitaneado pelos alunos do Curso de Direito da FASC.

Eventos que possibilitam aos acadêmicos, interação social e permitem contribuir com o próximo.

Fotos Relacionadas

Calouros de Ciências Contábeis visitam o Conselho Regional de Contabilidade

Foi elaborado Projeto de Extensão pela Coordenação de Curso, em que foi agendado uma visita exclusivamente aos acadêmicos (as) do Curso de Ciências Contábeis do primeiro semestre, da Faculdade de Santa Catarina, ao Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina, em Florianópolis/SC, onde 31 acadêmicos (as) compareceram a tal evento.

Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao CRC/SC, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso, bem como dos representantes legais do CRC/SC. Após, por volta das 10h15 minutos foi feita a visita aos setores do CRC/SC com auxílio do Contador e colaborador do CRC/SC Sr. Cláudio, que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório, salas de treinamento. As 11h15 minutos, foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira e contadora Rúbia. Por derradeiro, às 12 horas houve o encerramento da visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

SPED-Contábil

Realizou-se no dia 01 de dezembro de 2011, no campus III, para os alunos (as) da segunda fase do curso de Contábeis, palestra proferida pelo empresário contábil Adilson Cordeiro, que estará assumindo a Presidência do CRC/SC, a partir do dia 01 de janeiro de 2012.

O palestrante conceituou o Sped Contábil, alegando que é a substituição da escrituração em papel pela Escrituração Contábil Digital - ECD, também chamada de Sped-Contábil. Trata-se da obrigação de transmitir em versão digital os seguintes livros: I - livro Diário e seus auxiliares, se houver; II - livro Razão e seus auxiliares, se houver; III - livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Posteriormente, falou sobre a Instrução Normativa RFB nº 787 de 19 de novembro de 2007, em que as empresas estão obrigadas a adotar a ECD em relação aos fatos contábeis ocorridos a partir de 1º de janeiro de 2008, as sociedades empresárias sujeitas a acompanhamento econômico-tributário diferenciado, nos termos da Portaria RFB nº 11.211, de 7 de novembro de 2007 e sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real; (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009) em relação aos fatos contábeis desde 1º de janeiro de 2009, as demais sociedades empresárias sujeitas à tributação do Imposto de Renda com base no Lucro Real. (Redação dada pela Instrução Normativa RFB nº 926, de 11 de março de 2009). Para as demais sociedades empresárias a ECD é facultativa. As sociedades simples e as microempresas e empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional estão dispensadas desta obrigação.

Por último,mencionou que a profissão ganha destaque ainda maior frente às mudanças que estão ocorrendo em razão da implementação da convergência às normas internacionais de contabilidade (IFRS) e do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), que têm um impacto direto no dia-a-dia das empresas.

Fotos Relacionadas

Noções gerais de Contabilidade básica

Realizou-se no dia 25 de novembro de 2011, das 19h00 às 22h00, no campus III, Curso de capacitação e nivelamento sobre noções gerais de contabilidade básica, proferido pelo Professor Alex Charles Aguiar aos acadêmicos da segunda fase do Curso de Ciências Contábeis, que abordou sobrea importância da Contabilidade para as empresas e pessoas e sobre a estrutura conceitual básica da contabilidade, patrimônio, teoria das contas, escrituração contábil, lançamentos contábeis e elaboração de DRE.

Fotos Relacionadas

Exposiçao de Banners do Curso de Enfermagem

Os alunos do Curso de graduaçao em Enfermagem apresentaram no final do semestre 2011/2, banners com bases tecnológicas que foram elaborados tendo como base as disciplinas de: Ciencias Sociais, Microbiologia, Fisiologia, Anatomia, Nutriçao, Políticas de Saúde e Bioquímica. A atividade teve como objetivo despertar nos alunos a sistematizaçao do conhecimento adquirido em forma de banner, visando o desenvolvimento desta competencia para participaçao em Seminários e Congressos.

Fotos Relacionadas

1ª Semana do Livro e da Biblioteca

Confira as fotos da 1ª Semana do Livro e da Biblioteca que ocorreu entre os dias 24 a 29 de outubro de 2011. A programação incluiu exibição de filmes, encontro com professores, Stand-up do manezinho Odilho, descerramento da placa de nomeação da Biblioteca em homenagem ao Prof. Fernando Fernandes de Aquino e premiação dos leitores mais assíduos durante o primeiro semestre de 2011: 1º Lugar: Viviane Damaris Romão (Direito Fasc), 2º Mayra Kahl (Direito IES), 3º Guilherme Bernardes (Direito Fasc).

Fotos Relacionadas

Visita ao CRC/SC

Os alunos do segundo semestre do Curso de Ciências Contábeis realizaram uma visita à sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, em Florianópolis, no dia 26 de outubro de 2011. Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao CRC/SC, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso. Coordenação Pedagógica e o Professor Luiz Carlos Cavalheiro, que acompanhou o trâmite, bem como representantes do CRC/SC. Por volta das 10h15min foi feita a visita aos setores do CRC/SC acompanhados do Sr. Cláudio que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório e salas de treinamento. Às 11h15min foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira Rúbia Magalhães. Por derradeiro, às 12h00min encerrou-se visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

Visita à Superintendência da Polícia Federal

Na manhã do dia 01 de novembro de 2011, os alunos do Curso de Direito da FASC, acompanhados pelo Professor Marcelo Pertile e pelo Coordenador do Curso - Professor Daniel Krause - realizaram visita técnica à Superintendência da Policia Federal em Santa Catarina. No evento, os alunos foram recepcionados pelo perito criminal Sr. Aurelio e pelo Delegado Federal Dr. Ildo Rosa, que proferiu palestra. Na ocasião foram exibidos vídeos institucionais e de pericia criminal. Posteriormente os acadêmicos de Direito puderam conhecer o stand de tiro da instituição, onde ouviram palestra com especialista em armas da Polícia Federal, que exibiu alguns exemplares, bem como o poder bélico das mesmas.

Fotos Relacionadas

1º Ciclo de Integração dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito

Realizou-se no dia 13 de outubro de 2011 o 1º Ciclo de Integração dos Cursos de Ciências Contábeis e Direito da Faculdade de Santa Catarina - FASC e do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis - IESGF, com o objetivo dereciclare promover a cultura e a integração dos acadêmicos, estimulando-os ao uso de habilidades essenciais de contadores e juristas, na atualização das normas ligadas à capacidade de pesquisa, possibilitando um espaço para o fomento e formação do senso crítico, debate e integração, pois a transmissão do conhecimento não se dá somente em sala de aula, mas também através de ciclos de palestras de integração, colóquios, congressos, entre outros.

Programação do evento:
18h00 às 19h00– Credenciamento;

19h00 às 19h15min– Formação e composição da mesa de abertura do evento, sendo composta peloDiretor do IESGF e da FASC, Prof. Geraldo Majela Ferreira de Macedo;representando o Exmo. Senhor Prefeito Municipal de São José, Prof. Benjamim Antônio de Melo; Coordenador do Curso deCiências Contábeis, Prof. Ricardo Espindola e Coordenador do Curso de Direito, Prof. Daniel Krause.

19h20min – Palestraproferida pelo Empresário Contábil, ContadorJosé Matheus Hoffmann, com o tema: As Expectativas da IRFS para as Pequenas e Médias Empresas;

20h50min - Palestraproferida pelo Advogado e Professor Douglas Phillips Freitas, com o tema: Partilha e Sucessão de Cotas Empresariais, com ênfase no Direito de Família.

22h00 – Encerramento das atividades.

Fotos Relacionadas


Visita ao CRC/SC

Os alunos do primeiro semestre do Curso de Ciências Contábeis realizaram uma visita à sede do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina – CRC/SC, em Florianópolis, no dia 07 de outubro de 2011. Iniciou-se tal visita às 10 horas, chegada ao CRC/SC, onde houve a recepção aos discentes por parte da Coordenação de Curso. Coordenação Pedagógica e o Professor Luiz Carlos Cavalheiro, que acompanhou o trâmite, bem como representantes do CRC/SC. Por volta das 10h15min foi feita a visita aos setores do CRC/SC acompanhados do Sr. Cláudio que apresentou os setores de fiscalização, jurídico, contabilidade, compras, cobrança, atendimento, biblioteca, auditório e salas de treinamento. Às 11h15min foi proferida palestra sobre a importância da profissão contábil pela Conselheira Rúbia. Por derradeiro, às 12h00min encerrou-se visita, com fotos para o Jornal do CRC/SC e distribuição de material e certificado da palestra aos acadêmicos.

Fotos Relacionadas

9º ECECON

Foi realizado nos dias 26 e 27 de setembro de 2011, o 9º Encontro Catarinense de Estudantes de Ciências Contábeis - ECECON, realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, em Florianópolis-SC, em que a acadêmica Priscila Gheno Propp, do 5º semestre do Curso de Ciências Contábeis da IESGF, fez a abertura do evento, representando todos os discentes das Instituições de Ensino Superior organizadoras do respectivo evento. Destaque-se ainda que o Exmo Sr. Diretor do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis e da Faculdade de Santa Catarina, foi convidado pelos organizadores do evento para fazer parte da mesa de abertura.Já no segundo dia, o Coordenador e Professor da IESGF e da FASC, Ricardo Espindola, fez parte da mesa como moderador do painelSustentabilidade, das palestras: 1-"Balanço Contábil das Nações-aspectos econômicos, sociais e ambientais da sustentabilidade", sendo palestrante Prof. José Roberto Kassai, Coordenador do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Meio Ambiente da USP; 2- "Avaliação da Sustentabilidade: Principais Perspectivas e Desafios", sendo palestrante Prof. Hans Michael Van Belle, professor do Departamento do Mestrado e Doutorado em Administração da UFSC e Diretor do Planejamento e Finanças da UFSC. Ao final das referidas palestras o Profº Ricardo Espíndola entregou certificado e uma lembrança aos palestrantes.

Fotos Relacionadas

Reunião do NUCONT

O Coordenador dos Cursos de Ciências Contábeis do Instituto de Ensino da Grande Florianópolis e da Faculdade de Santa Catarina, Prof. Luiz Ricardo Espíndola e o Coordenador Pedagógico, Prof. Arthur Santos Coutinho Neto, representam a Instituição no NUCONT – núcleo de contadores em gestão empresarial, sediado na AENFLO-CDL/SJ, em Atividade há mais de 06 (seis) anos, realizaram mais uma reunião com os demais colegas efetivos do NUCONT no dia 20 de setembro de 2011, às 08h20 minutos na sede da AEMFLO.

Com foco de atender a necessidade de aperfeiçoamento dos profissionais da contabilidade, realizando uma atualização do conhecimento nas mudanças contínuas na área contábil e empresarial, o NUCONT vem alcançando seu objetivo, com a participação de Consultores, Empresários e Docentes de contabilidade, com reuniões mensais, para buscar um diferencial no mercado, qualificando cada vez mais seus colaboradores e parceiros.
Fotos Relacionadas

4º Encontro Catarinense dos Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis

Em setembro de 2011, professores de 13 (treze) Instituições de Ensino Superior de Santa Catarina, inclusive os Professores Luiz Ricardo Espíndola- Coordenador do Curso de Ciências Contábeis e Prof. Arthur Santos Coutinho Neto - Coordenador Pedagógico do Instituto de Ensino Superior da Grande Florianópolis – IESGF e da Faculdade de Santa Catarina – FASC,  participaram no dia 16/09/11 do 4º Encontro Catarinense dos Coordenadores de Curso de Ciências Contábeis, realizado pelo Conselho Regional de Contabilidade - CRCSC, no auditório da entidade, em Florianópolis. Durante o dia foram debatidos temas que influenciam diretamente a atividade acadêmica, com destaque para o Exame de Suficiência. Ao final, os participantes aprovaram a Carta de Florianópolis, que será enviada ao Conselho Federal de Contabilidade, com várias sugestões voltadas a aprimorar o Exame de Suficiência, um instrumento que consideram fundamental para a melhoria da qualidade de ensino.
A maior parte da manhã foi dedicada ao debate do Exame de Suficiência com a presença do professor da PUC, de Minas Gerais, Oscar Lopes da Silva, que integra a Comissão de Exame de Suficiência do CFC. De acordo com ele, as provas têm como principal objetivo averiguar se o formando possui o percentual mínimo de conhecimento necessário para exercer a profissão. O professor também revelou que  de 2000 a 2004, quando aconteceram 10 edições do Exame de Suficiência, envolvendo mais de 150 mil inscritos, foram detectados vários reflexos positivos. “Verificou-se uma busca maior pelo estudo da ética e das normas brasileiras de contabilidade, a tal ponto que, para suprir a necessidade, o Conselho Federal de Contabilidade publicou e distribuiu 380 mil livros sobre esses dois assuntos”, relatou. Outro reflexo foi a atualização dos conteúdos ministrados nos cursos de Ciências Contábeis e uma maior participação – tanto dos estudantes como dos professores -  nos eventos promovidos pelos Conselhos - CFC e CRCs. 
Na parte da tarde, o encontro contou com uma apresentação sobre a Revista Catarinense da Ciência Contábil, pelo professor Luiz Felipe Ferreira, coordenador científico da publicação, editada pelo CRCSC. Na sequência aconteceram dois painéis: “A educação que encanta e transforma a vidas”, pela professora Ângela Dornas, e “Pós-graduação em Contabilidade e a (I)Relevância da Pesquisa”, pelo professor da UFSC José Alonso Borba, orientador do Mestrado da UFSC.

Fonte: Márcia Quartiero – Assessoria de Comunicação CRCSC

Fotos Relacionadas

Programa Multa Solidária

A segunda entrega dos produtos arrecadados pelo Programa Multa Solidária que ocorreu no dia 28 julho de 2011 foi recebida com muita alegria e satisfação pelas crianças e responsáveis da Creche Nossa Senhora de Azambuja. Agora a nossa campanha será de brinquedos! Participe e faça uma criança feliz!

Fotos Relacionadas

Semana da Enfermagem

De 12 a 20 de maio de 2011 os alunos e docentes da primeira turma de enfermagem da Faculdade de Santa Catarina realizaram diversas atividades acadêmicas no Hall da faculdade, bem como em sala de aula, para comemorar a Semana de Enfermagem.

Sob a coordenação da Dra. Eliani Costa, enfermeira e docente do curso de enfermagem, os alunos promoveram um desfile de trajes de enfermeiras de diversas épocas, e através dos modelos de roupas, contaram a história do desenvolvimento profissional da enfermagem no Mundo e no Brasil.
Contextualizando a história da enfermagem ligada a todos os movimentos políticos, econômicos e sociais em todos os tempos, aconteceu uma exposição promovida pelo 63 Batalhão de Infantaria Militar, sobre a ação da enfermagem em hospitais de campanha, em enfermarias montadas na selva, na guerra, e em períodos de calamidade pública, para o qual, fizeram a demonstração do uso de vários materiais e equipamentos.

Durante todos os dias do evento, os alunos realizaram orientação de saúde à comunidade acadêmica e verificação de pressão arterial, exposição de imagens e filmes abordando a história da enfermagem e sua importância no contexto da saúde, apresentação de trabalhos e banner, bem como, as perspectivas atuais da enfermagem, tanto em nível de mercado de trabalho, como suas possibilidades de atuação, no contexto estadual, nacional e internacional.

O evento foi marcado pelo grande comprometimento e dedicação dos discentes, bem como pelo envolvimento dos docentes do curso, da direção da FASC, e coordenador técnico e pedagógico do curso de enfermagem.
Fotos Relacionadas

Palestra: "Crimes Tributários e Responsabilidade Penal do Contabilista"

Ocorreu no dia 06 de maio de 2011 a palestra intitulada de"Crimes Tributários e Responsabilidade Penal do Contabilista", para os alunos do curso de Ciências Contábeis. Esta foi proferida pelo Professor Juliano Keller do Valle.

Fotos Relacionadas

Programa Multa Solidária

Aconteceu no dia 02 de maio de 2011 a entrega dos alimentos e produtos de higiene arrecadados pelo Programa Multa Solidária. A entidade beneficiada foi a Creche Nossa Senhora de Azambuja, situada no Bairro Bela Vista I em São José, que atende diariamente mais de 300 crianças.
Participe você também e ajude uma criança a sorrir!

Fotos Relacionadas

Palestra: As novas expectativas Profissionais para o Contabilista do Futuro

Palestra com o Senhor Sérgio Faraco, Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina - SC, no dia 28 de abril de 2011, das 19h25 às 20h40 minutos, no campus III, exclusivamente para os acadêmicos do Curso de Ciências Contábeis, 1º semestre, da FASC.
Tema: As novas expectativas Profissionais para o Contabilista do Futuro.

Fotos Relacionadas

Curso de Capacitaçao Sobre Imposto de Renda – 2011

Curso sobre Imposto de Renda 2011, com o Prof. Neri Muller, realizado nos dias 04, 05, 11 e 14 de abril de 2011.

Fotos Relacionadas

A Faculdade de Santa Catarina adquiriu a assinatura da base de dados Plenum On-Line.

A Faculdade de Santa Catarina adquiriu a assinatura da base de dados Plenum On-Line, a qual disponibiliza um completo acervo jurídico na internet. A base inclui o seguinte conteúdo: Legislação Federal anotada; Legislação Estadual; Jurisprudência; Doutrina; Prazos; Regimentos Internos e Súmulas; Prática Jurídica e assuntos especiais. O acesso está disponível na Biblioteca.


O Instituto Santa Catarina de Educação e Cultura –ISCEC é, agora, FASC – FACULDADE DE SANTA CATARINA.

Conforme Portaria n.º 738 de 17 de junho de 2010, publicada no Diário Oficial da União em 18 de junho de 2010, o MEC aditou os atos de credenciamento da Instituição, alterando, definitivamente, a denominação de Instituto Santa Catarina de Educação e Cultura – ISCEC para FACULDADE DE SANTA CATARINA – FASC.


Avaliar é preciso, vamos participar!

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) do IES conta com a participação de TODOS para realizar a AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA com o objetivo de identificar a qualidade dos serviços prestados.
PARTICIPE!